Tuesday, 07 de July de 2020

POLÍTICA


Diversidade

Política foi o tom adotado na Parada

24 Jun 2008

Com o  tema "Pra Vereador e Prefeito Vote Contra o Preconceito", a 5ª edição da Parada Gay de Palmas mobilizou centenas de manifestantes e curiosos na Avenida Palmas Brasil no último domingo, 22. A concentração iniciou no Parque Cesamar, e percorreu, no final da tarde, os arredores da Praça do Bosque com o tradicional “beijaço”. Os simpatizantes que observavam timidamente a manifestação aplaudiram a passagem dos dois trios elétricos que animaram a passeata.

Os manifestantes exigiram respeito à diversidade sexual, consolidando os direitos de cidadão através do voto consciente. Na abertura da programação o presidente do Giama - Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual, Silvânio Mota Coelho, reclamou do preconceito que os próprios políticos têm com os GLBT`S e declarou que todos os deputados federais haviam recusado o convite para participar do evento. Durante toda a programação, houve a distribuição de 5.000 unidades de preservativos masculinos e mais de 30.000 materiais informativos sobre DST/HIV/AIDS.

De acordo com Silvânio Mota a 5ª edição da Parada Gay de Palmas superou as expectativas da organização; ele lamentou o desinteresse dos políticos pela causa. “Faço um panorama extremamente positivo sobre a parada. Atingimos o nosso objetivo que era passar a nossa mensagem sobre a conscientização do voto consciente. Lamentamos apenas a falta de políticos no evento, o que era fundamental”, disse.

Mesmo com alguns retrocessos, o evento contou com a participação da coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Rosimar Mendes, que fez um discurso sobre a importância de se extinguir o preconceito contra GLBT´S, assim como pontuou o vereador Rílton (PT). O governador não pôde comparecer ao evento, mais enviou representante oficial.

A 5ª Parada Gay de Palmas teve o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, UNESCO, e Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura de Palmas. (Danillo Neres)

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Brasil tem 65,4 mil mortes causadas pela covid-19

Do total de infectados, 927.292 já se recuperaram

Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira