Wednesday, 16 de October de 2019

POLÍTICA


Integração

Ponte Pará-Tocantins poderá ser concluída com recursos do PAC

12 Jun 2008

Concluir a construção da ponte ligando os Estados do Pará e do Tocantins, garantir mais segurança e trafegabilidade às mercadorias interestaduais e asfaltar 17 quilômetros entre a ponte do Rio Araguaia até o município de Marabá. Esses foram os objetivos das audiências realizadas no último dia 27, pelo deputado federal Zé Geraldo (PT-PA) com os ministros de Estado, Paulo Bernardo e Dilma Rousseff, e com o coordenador do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, para solicitar que essas obras sejam incluídas e concluídas com os recursos do PAC.

“As reuniões foram produtivas e a expectativa é bastante positiva, até porque já tivemos a sensibilidade governamental de incluir outras pequenas obras dos Estados amazônicos no PAC. As estimativas de custos das obras giram em torno de R$ 60 milhões. Isso porque o projeto de construção já está licenciado, e parte da estrutura da ponte de um quilômetro foi iniciada na gestão do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (FHC), porém não foi concluída. Agora estamos superando esta fase, além de agilizar o processo de licitação do asfaltamento”, explica o parlamentar.

O deputado enfatiza que o gestor do PAC deu sinais positivos para os investimentos. “As obras devem começar no segundo semestre. Hoje, a transposição de mercadorias entre o Pará e o Tocantins é realizada por balsas. Com a construção da ponte e o asfaltamento dos 17 quilômetros, conclui-se o asfaltamento de Tocantins até Marabá, no Estado do Pará, além de integrar Altamira, Rurópolis e Itaituba, através da Rodovia Transamazônica”, detalha Zé Geraldo.

Esses investimentos, segundo o parlamentar, “fortalecem a construção de um grande corredor de escoamento da produção regional, tanto para o sudeste brasileiro como para o Pará e o Amazonas, favorecem as populações que moram na extensão dessas cidades, além de reduzir o custo de manutenção dos veículos e garantir mais celeridade na entrega das mercadorias aos seus destinos”, finaliza. (Kid dos Reis, de Belém/PA)

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16

As provas serão aplicadas nos quatro municípios onde a Unitins tem unidade.


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana


Economia

Governador recebe empresários interessados em implantar projeto de aproveitamento do lixo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira