Sunday, 27 de September de 2020

POLÍTICA


Feira do Bosque

Sem aglomerações, Feira do Bosque retoma atividades na Feira da 304 Sul

14 Sep 2020
Divulgação Sem aglomerações, Feira do Bosque retoma atividades na Feira da 304 Sul

Comerciantes da tradicional Feira do Bosque retomaram suas atividades neste domingo, 13, após quase seis meses de suspensão, devido à pandemia. Em novo endereço, agora na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, os feirantes poderão comercializar seus produtos todos os domingos das 16 às 22h, seguindo as normas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

E, mesmo sendo o primeiro dia de retomada, os feirantes já demonstram boa expectativa. "Antes fazíamos R$ 18 mil/mês com vendas na Feira do Bosque", lembra a comerciante de bolos e salgados, Mirian Moreira Silvestre, que há mais de 20 anos trabalha na feira. "Na pandemia, tentamos inovar colocando nossos produtos em aplicativo, mas não é a mesma coisa. Com a liberação das vendas durante a semana na 304 Sul e agora com a Feira do Bosque, vamos conseguir retomar aos poucos nossas vendas. Na Praça do Bosque [local onde era realizada a feira], temos mais vendas, mas para esse retorno, vemos essa abertura na 304 Sul, como uma oportunidade", complementou.

Mesmo não tendo um movimento anterior ao período de pandemia, o artesão Ivanildo Bernardes da Silva, com 18 anos de Feira do Bosque, não via a hora de retomar as atividades. "Mesmo em dias que não temos boas vendas, mas aqui é o nosso cartão postal, o cliente nos procura depois para fazer encomendas. E a Praça do Bosque já está na cabeça do turista e do palmense mas, enquanto não voltamos em definitivo, aqui é sem dúvida uma oportunidade de negócio", ressalta o artesão.

Os visitantes também foram no primeiro dia, alguns só passaram, compraram seus produtos e saíam, outros passearam pelas bancas, sentaram e comeram com tranquilidade. O servidor público, Daniel Barbal, um frequentador assíduo da Feira do Bosque, ficou sabendo do retorno da feira pela internet e sentiu mais seguro em ir na 304 Sul, por conhecer a estrutura de segurança disponibilizada lá. "Já conhecemos a estrutura da feira da 304 Sul e não tivemos receio. Hoje vim comprar um pijama para minha filha", disse.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Raimundo Nonato Júnior, explica que, assim como acontecia na Praça do Bosque, os espaços foram divididos em gastronomia, artesanato e confecção. "O funcionamento da Feira do Bosque segue os mesmos protocolos de segurança já seguidos de terça a sábado na feira da 304 Sul, com a presença de fiscais e equipe da Vigilância Sanitária. Esse recomeço vemos como positivo. Mesmo sendo o primeiro dia, estamos vendo um bom movimento. E, enquanto não retomamos em definitivo para a Praça do Bosque, uma vez que a utilização dos espaços públicos está restrita devido ao decreto, aqui os comerciantes do bosque poderão fazer suas vendas todos os domingos", explicou Raimundo tratando do Decreto Nº 1.896/2020 que restringe o acesso a equipamentos públicos, dentre outros.

Entenda

Desde o início da pandemia quando o Município de Palmas publicou o Decreto Nº 1.856/2020, as atividades da Feira do Bosque foram suspensas. Após tratativas com feirantes e artesãos que atuam nesse espaço, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) decidiu pela retomada desta histórica feira da nossa Capital neste domingo, 13, das 16 às 22h, porém na Feira da 304 Sul – Espaço Popular Mário Bezerra Cavalcante, haja vista que o local já dispõe de adequações necessárias ao enfrentamento da Covid-19, como pias com dispensers de álcool e sabão, totens e demarcações de afastamento. (Fonte:Ascom). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 548 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 202.402 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 66.516 casos confirmados. Destes, 50.017 pacientes estão recuperados, 15.582 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 917 pacientes foram a óbito.

Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado

Os projetos aprovados incentivam a geração novos de postos de trabalho, além de contribuir com a economia, bem como aumentar a arrecadação do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores

Candidato a prefeito, Alan Barbiero enaltece chapa proporcional do partido: “sem dúvidas, temos o melhor, mais completo e qualificado grupo para disputar as vagas no Legislativo Municipal”


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde


Convênio

Vice-governador Wanderlei Barbosa e ministro Onyx Lorenzoni assinam convênio de R$ 2,5 milhões para Programa de Aquisição de Alimentos


Conscientização

Governo do Tocantins lança campanha para consumo consciente de água



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira