Tuesday, 20 de August de 2019

POLÍTICA


Cultura

Sesc trás a Palmas a Orquestra do Estado do Mato Grosso

16 Jun 2008

A primeira etapa do projeto Sonora Brasil do Sesc Tocantins trás para Palmas a Orquestra do Estado do Mato Grosso. A apresentação está marcada para o dia 18 de junho, às 20 horas no Theatro Fernanda Montenegro e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

No repertório estão composições de Heitor Villa Lobos – tema do projeto para a temporada 2008 – em adaptações do jovem Maestro Leandro de Carvalho, 32 anos, apontado recentemente pelo Anuário Viva Música 2008, como um dos dez artistas de música clássica da década. Para ele essa é uma oportunidade ímpar."O Sesc está nos dando a oportunidade de realizar a maior turnê que uma Orquestra brasileira já realizou, e ainda por cima, tocando a obra de nosso maior gênio Heitor Villa-Lobos", conclui.

O Projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais, é uma iniciativa do Sesc Nacional que tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país. O projeto difunde a ampla e diversificada produção brasileira e possibilita aos público o contato com a informação musical.

A escolha do tema ser o Maestro e Compositor Heitor Villa-Lobos, tem várias explicações, entre elas, por ele ser um dos maiores compositores das Américas, compondo cerca de 1.000 obras e também por ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo, tornando-se o seu maior expoente.

 

Sobre o Maestro e a Orquestra:

Aos 32 anos, Leandro é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação. O que faz da experiência de Leandro Carvalho algo único no país é a soma de empreendedorismo e sensibilidade na formação de um grupo de músicos profissionais de diversas origens, dispostos a investir no projeto da consolidação de uma Orquestra com alto nível técnico e artístico, comprometida com a transformação social e a valorização das referências culturais da região.

A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo que 90 deles fora do estado. Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso também foi convidada para a turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim. Entre agosto a novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Centro Oeste e Nordeste do país. Todos os espetáculos da turnê "Concertos pelo Brasil/Votorantim" terão entrada franca.


Organização: Coordenação de Cultura do Sesc Tocantins

Responsável: Ana Isabel Friedlander – (coord. de cultura do Sesc-TO)

Contato: 3219-9127

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira