Sunday, 26 de May de 2019

POLÍTICA


Cultura

Sesc trás a Palmas a Orquestra do Estado do Mato Grosso

16 Jun 2008

A primeira etapa do projeto Sonora Brasil do Sesc Tocantins trás para Palmas a Orquestra do Estado do Mato Grosso. A apresentação está marcada para o dia 18 de junho, às 20 horas no Theatro Fernanda Montenegro e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

No repertório estão composições de Heitor Villa Lobos – tema do projeto para a temporada 2008 – em adaptações do jovem Maestro Leandro de Carvalho, 32 anos, apontado recentemente pelo Anuário Viva Música 2008, como um dos dez artistas de música clássica da década. Para ele essa é uma oportunidade ímpar."O Sesc está nos dando a oportunidade de realizar a maior turnê que uma Orquestra brasileira já realizou, e ainda por cima, tocando a obra de nosso maior gênio Heitor Villa-Lobos", conclui.

O Projeto Sonora Brasil: Formação de Ouvintes Musicais, é uma iniciativa do Sesc Nacional que tem como proposta a formação de ouvintes em música, levando a informação musical a diferentes pontos do país. O projeto difunde a ampla e diversificada produção brasileira e possibilita aos público o contato com a informação musical.

A escolha do tema ser o Maestro e Compositor Heitor Villa-Lobos, tem várias explicações, entre elas, por ele ser um dos maiores compositores das Américas, compondo cerca de 1.000 obras e também por ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo, tornando-se o seu maior expoente.

 

Sobre o Maestro e a Orquestra:

Aos 32 anos, Leandro é o mais jovem músico na lista que conta com artistas de carreiras já consolidadas e bem conhecidas do público e da mídia, e o único a residir e a desenvolver suas atividades fora dos grandes centros. Expandindo as fronteiras da música erudita no interior do país, num Estado mais conhecido pela produção agropecuária e pelos problemas ambientais, o trabalho do maestro a frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso contribuiu decididamente para esta indicação. O que faz da experiência de Leandro Carvalho algo único no país é a soma de empreendedorismo e sensibilidade na formação de um grupo de músicos profissionais de diversas origens, dispostos a investir no projeto da consolidação de uma Orquestra com alto nível técnico e artístico, comprometida com a transformação social e a valorização das referências culturais da região.

A turnê marca um ano importante para a Orquestra do Estado de Mato Grosso que, em 2008, deverá realizar 142 concertos, sendo que 90 deles fora do estado. Além dos concertos do projeto Sonora Brasil, a Orquestra do Estado de Mato Grosso também foi convidada para a turnê comemorativa aos 90 anos do Grupo Votorantim. Entre agosto a novembro, o grupo tocará obras de Stravinsky e de compositores brasileiros em quinze cidades do Centro Oeste e Nordeste do país. Todos os espetáculos da turnê "Concertos pelo Brasil/Votorantim" terão entrada franca.


Organização: Coordenação de Cultura do Sesc Tocantins

Responsável: Ana Isabel Friedlander – (coord. de cultura do Sesc-TO)

Contato: 3219-9127

COMPARTILHE:


Confira também:

Paulo Ziulkoski é homenageado pela ATM durante evento técnico em Palmas

Paulo Ziulkoski, é homenageado pela ATM durante evento técni

Paulo Ziulkoski é homenageado pela ATM durante evento técnico em Palmas


MAIO AMARELO

Homens são os que mais morrem de acidentes no trânsito

Acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes externas no país. Em 82% dos casos, as vítimas fatais são do sexo masculino.

Investimentos

Semana do Governador Carlesse é marcada por encontro com investidores em São Paulo

Além da viagem a São Paulo, o Governador também foi homenageado na AL e recebeu executivos da Caixa




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira