Saturday, 22 de February de 2020

POLÍTICA


Palmas

Suspensão de obras é um golpe na campanha de petista

29 Jul 2008

Mal começou o processo eleitoral e o prefeito Raul Filho (PT) já sofre o terceiro golpe em sua campanha. Desta vez, as obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal – foram suspensas nos 119 municípios brasileiros que estão sendo investigados pela Operação João de Barro, dentre eles, Palmas.

O primeiro grande problema na campanha de Raul começou no dia 20 de junho, com o início da Operação. Na ocasião, foram expedidos três mandados de busca e apreensão. Um à residência do prefeito, outro à Secretaria Municipal de Finanças e o terceiro à residência do ex-chefe de gabinete do prefeito, Gustavo Coelho.

O segundo golpe na campanha do candidato petista foi ter seu nome incluído na relação divulgada pela AMB – Associação dos Magistrados do Brasil, que listou 15 candidatos a prefeito e vice-prefeito que respondem a ações penais de improbidade administrativa e eleitoral nas capitais. Raul foi o único entre os cinco candidatos da capital com a “ficha suja”.

O terceiro e, por enquanto, último golpe, foi divulgado na sexta-feira, 25, quando a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades suspenderam todas as obras do PAC nos 119 municípios investigados pela Operação João de Barro. A suspensão das obras se deve a recomendação da Controladoria Geral da União (CGU).

No total, mais de 20 obras terão seus processos licitatórios paralisados. Outras, no entanto, que já estão mais adiantadas, como é o caso do Parque do Povo, que tem 92% do projeto concluído, não serão suspensas devido ao fato dos recursos já terem sido aplicados.

Quase R$ 140 milhões investidos pelo programa na capital são de obras da prefeitura e outros R$ 159 milhões do governo do estado. Todas as obras com recursos do governo federal na capital estão suspensas por determinação da Caixa, mesmo o estado não sendo alvo das investigações da PF.

Foram suspensas obras de habitação, recuperação de vias públicas e construção de praças. Segundo relatório da prefeitura, a suspensão das obras deve prejudicar mais de 15 mil famílias e outras 1.500 deverão receber seus imóveis após a data prevista.

Nota divulgada pela Procuradoria Geral do Município afirma que o órgão já recorreu da decisão e espera que assim que o pedido de liminar for analisado pela Justiça Federal, os repasses dos recursos aconteçam normalmente, garantindo a continuidade das obras. A nota também alega que a decisão tomada pela Caixa de suspender as obras foi precipitada, já que a Controladoria Geral da União (CGU) apenas recomendou que as obras fossem suspensas.

Como as campanhas estão apenas começando, outras surpresas ainda podem acontecer até as eleições, como afirmou o próprio candidato em entrevista ao jornal O GIRASSOL no último dia 21 (ver matéria ao lado). “Como a política e o processo eleitoral são muito dinâmicos, ainda pode haver surpresas, agradáveis ou desagradáveis”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

CarnaPraça tem programação de três dias e atrações nacionais

Por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado apoia evento que tem início nesta sexta.

Ageto

Governo realiza manutenção do acesso ao ponto turístico da Lagoa do Japonês

O trecho é caminho para a Lagoa do Japonês, um dos principais pontos turísticos do estado, na região sudeste.


Segurança

Governador Carlesse viabiliza horas extras e PM e Bombeiros terão mais efetivo nas ruas

Medida visa melhorar a qualidade do serviço de Segurança Pública oferecido pela população


Assembleia

Projeto que contempla o esporte é destacado por parlamentar

A ação beneficia mais de quatro mil crianças e adolescentes com aulas gratuitas de atletismo, dança, futebol, futsal, karatê e society. O objetivo é estimular a prática esportiva e promover inclusão e cidadania.


ALETO

Assembleia aprecia emenda à MP que instituiu o Fundo Rotativo do Sistema Penitenciário


Tocantins

Roteiros de ecoturismo garantem lazer para quem busca opções sem folia


Mudança

Davi Goveia Junior assume presidência da ATS


Palmas

Restaurante Ermenilde entra no ritmo do Carnaval com programação musical especial para a folia


Ocorrência

Polícia Civil apreende mais de 70 quilos de maconha na região norte da Capital


Meio Ambiente

Parceria entre órgãos ambientais e chacareiros resulta em restauração de área degradada



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira