Saturday, 24 de August de 2019

POLÍTICA


Política

Tiago Dimas reforça necessidade imediata de núcleo técnico da Caixa Econômica na região norte do Tocantins

05 Aug 2019    17:04    alterado em 05/08 às 17:04
Tiago Dimas reforça necessidade imediata de núcleo técnico da Caixa Econômica na região norte do Tocantins

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) participou, durante o recesso parlamentar, em Araguatins, de reunião com prefeitos e lideranças do Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins). O encontro, promovido pelo senador Eduardo Gomes (MDB), contou com 13 prefeitos da região e ainda com a presença do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Na reunião, o deputado reforçou a importância de a Caixa Econômica Federal instalar, imediatamente, um núcleo técnico em Araguaína para poder atender as demandas de análise de projetos das prefeituras do Norte e do Bico do Papagaio. Atualmente, essas prefeituras têm imensas dificuldades sempre que qualquer projeto que envolva recursos federais repassados pela Caixa precise de ajuste ou mesmo exista uma necessidade de mudança. Isso porque a documentação necessariamente tem que ir a Palmas para análise, em procedimentos que chegam a demorar meses de tramitação. “Os prefeitos sofrem muito com isso e a municipalidade mais ainda. Obras que poderiam ser feitas rapidamente atrasam por muito tempo por pura burocracia”, explicou o deputado Tiago Dimas.

Ao explicar aos prefeitos que já tinha feito essa solicitação pessoalmente ao presidente da Caixa, Pedro Guimarães, os gestores agradecerem e falaram que essa distância realmente vem prejudicando os municípios. “Essa dificuldade pode ser diminuída com um núcleo mais próximo das cidades, um núcleo com autonomia que trabalhasse com essa função”, destacou Tiago Dimas.

Bons olhos
No dia 25 de maio, o deputado havia feito essa reivindicação a Guimarães e outros executivos do banco durante café da manhã em Palmas com toda a bancada tocantinense do Congresso Nacional. Na ocasião, o presidente do banco indicou que a reivindicação poderia ser atendida. “A gente vai analisar. Acho que faz sentido. Vamos fazer, não quero prometer, mas tudo o que estás falando faz sentido”, ressaltou Guimarães.

Projeto
Paralelamente a essa reivindicação junto a Caixa Econômica Federal, o gabinete do deputado já está trabalhando na elaboração de um projeto de lei que acabe com a obrigatoriedade de os recursos federais terem de passar pela Caixa Econômica antes de chegar aos cofres dos municípios.

A ideia é que o dinheiro seja passado pelo ministério responsável diretamente para as prefeituras. O futuro projeto já conta com o apoio do prefeito Ronaldo Dimas. “Hoje, já há o controle interno das prefeituras, há controle do TCE (Tribunal de Contas do Estado), do TCU (Tribunal de Contas da União), da Controladoria Geral da União e tudo sujeito a eventual atuação do MPF (Ministério Público Federal). Não precisamos de excesso de fiscalização. Temos que facilitar a realização das obras, das ações em prol da população”, salientou Ronaldo Dimas.

Visitas

Além dessa reunião em Araguatins, Tiago Dimas ainda aproveitou o recesso parlamentar e deu prosseguimento à série de visitas que vêm fazendo aos municípios tocantinenses. No Bico do Papagaio encontrou apoiadores de campanha, como o deputado estadual Fabion Gomes, a vice-prefeita de Nazaré, Iêda Barros, e vereadores de Tocantinópolis e Luzinópolis, que intermediaram encontro junto aos prefeitos Paulinho do Bonifácio e Gustavo Nonato, respectivamente, onde discutiram as principais demandas dos municípios, uma vez que o deputado já tem buscado a liberação de recursos para as cidades.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira