Tuesday, 10 de December de 2019

POLÍTICA


Tocantins

Três projetos para inclusão política da sociedade são instituídos pela Justiça Eleitoral no Tocantins

02 May 2019

A Justiça Eleitoral do Tocantins instituiu os programas: Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro e o Inclusão Política da Mulher: + Mulher + Democracia, como ações permanentes do Regional. A formalização aconteceu com a aprovação da Resolução 444/2019, pela Corte Eleitoral, na tarde desta segunda-feira (29/4).

Os três programas serão coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros e passam a vigorar de forma permanente, tendo por meta fortalecer a visão estratégica do Regional para a Educação Política da Sociedade, para aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e conscientizar os cidadãos para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos.

De acordo com o presidente, a instituição dos projetos, em caráter permanente, surge a partir da necessidade de fomentar a participação do jovem eleitorado no processo político, promover a inclusão sociopolítica dos povos indígenas e a participação efetiva da mulher no debate democrático do processo eleitoral.

 “As etapas iniciais do projeto de inclusão sociopolítica dos povos indígenas e agentes da democracia atingiram um público de mais de 25 mil jovens e indígenas, o que demonstra o êxito dos programas e o alinha à visão estratégica deste Tribunal, que busca ser modelo de excelência na gestão processo eleitoral e na educação política da sociedade, buscando garantir, no plano concreto, os direitos de cidadania”, explicou o presidente do Tribunal, Desembargador Marco Villas Boas.

A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, parabenizou a gestão por levar os programas às demais zonas eleitorais, principalmente o de inclusão política da Mulher. “Estamos vivenciando uma questão bastante dolorosa, onde a mulher está sendo usada como laranja, no processo eleitoral. Quero parabenizar vossa excelência pela condução desses projetos, por levá-los às demais zonas eleitorais”, elogiou.

Os programas vão abranger ações de conscientização, capacitação, mobilização, formação, despertar da consciência cívica e inclusão sociopolítica dos povos indígenas, jovens, mulheres, alunos especiais e idosos do Estado do Tocantins.

As atividades dos programas serão desenvolvidas no decorrer deste ano e serão elaboradas de forma lúdica e dinâmica para envolver o público alvo dos 3 programas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Bolsa Família

CAIXA INICIA AMANHÃ PAGAMENTO DO ABONO NATALINO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 13 milhões de famílias serão beneficiadas com o pagamento adicional, a partir do dia 10 de dezembro

PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana

Cinco unidades geridas pelo Executivo Estadual receberam pacientes devidamente regulados


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo

Na ocasião, o presidente apresentou os resultados positivos das ações do Governo e destacou o aumento do fluxo de turistas no Tocantins, o que fomenta a economia e, consequentemente, fortalece as atividades produtivas geradoras de emprego e renda, além de


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse.


Educação

Delegação tocantinense viaja a São Paulo em busca de medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Sanidade

Tocantins reduz em 66% os focos de raiva dos herbívoros e retira 13 municípios da obrigatoriedade da vacinação


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono


Alvorada

Polícia Civil prende no Sul do Estado homem em flagrante por tráfico de drogas


Futebol

Amistoso marca encerramento do ano na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas


Saúde

Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Palmas realiza último encontro de 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira