O GIRASSOL

Palmas/TO,

Política
Segurança

05/11/2020

Universitários vão participar do processo de auditoria da votação eletrônica

Os trabalhos serão abertos às 8 horas de sexta-feira (6/11), seguindo até as 23h59 do dia 10 de novembro

Entre os dias 6 a 10 de novembro, acadêmicos de Tecnologia da Informação e Direito da Faculdade de Palmas (Fapal) e Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) vão colaborar com a Justiça Eleitoral do Tocantins para a realização do processo de Auditoria do Sistema de Votação Eletrônica, realizada no dia da votação, 15 de novembro. As orientações sobre como participar da ação foram repassadas na manhã desta terça-feira (3/11), por meio de videoconferência realizada com 473  alunos das duas faculdades.

O TRE-TO desenvolveu um sistema de votação on-line e funciona da seguinte forma: os alunos preenchem um formulário eletrônico e cadastram seus dados pessoais, em seguida eles estarão aptos para realizar a votação on line, após isso a comissão imprimirá as cédulas que serão depositadas na urna de lona para os trabalhos da comissão de auditoria da votação eletrônica. No dia 14 de novembro, véspera da Eleição, haverá novo preenchimento do sistema de votação on line para impressão dessas cédulas após o sorteio das urnas sorteio das urnas onde serão recolhidos os votos impressos das urnas sorteadas”, explicou a secretária da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Maria Zita Vilela.

Para o preenchimento das cédulas para a urna sorteadas da Capital, os trabalhos serão abertos às 8 horas de sexta-feira (6/11), seguindo até as  23h59 do dia 10 de novembro. Todo o procedimento será acompanhado virtualmente pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Juiz Rubem Carvalho. “A auditoria tem o objetivo de dar transparência e garantir a eficácia do sistema de votação eleitoral no Brasil, que a cada dia vem se aprimorando. Nosso sistema é seguro e rápido e proporciona maior segurança no processo de escolhas dos candidatos. Para os alunos será uma oportunidade participar desse momento, que vai demonstrar que o voto é imutável”, afirmou o magistrado.

Entenda

Para realizar a Auditoria de Funcionamento das Urnas eletrônicas sobre Condições Normais de Uso são sorteadas três urnas eletrônicas às vésperas da eleição, no dia 14 de novembro, sendo uma de Palmas e outras duas do interior do Estado. A auditoria é realizada no horário da votação, de 7 às 17 horas, no auditório do TRE-TO.

Os trabalhos da auditoria são públicos, podendo ser acompanhados por qualquer interessado, nos termos do artigo 52 da Resolução/TSE nº 23.603, com ajustes das Resoluções TSE nº 23.624/2020 e nº 23.631/2020. Os procedimentos são realizados em ambiente de videoconferência com transmissão simultânea para o canal do TRE-TO no YouTube.

Assuntos Relacionados
#segurança
Confira Também
Segurança

Unidades prisionais terão Grupos Táticos Internos para maior segurança nas rotinas

Arraiá

Sesmu divulga balanço das ações de segurança realizadas no 26º Arraiá da Capital

ESTADO

Guarda Metropolitana de Palmas reforça ações de segurança neste mês de julho

SEGURANÇA

Forças de segurança se reúnem para garantir a tranquilidade do Festival Gastronômico de Taquaruçu

Segurança

Após 18 anos, cofres privados voltam a ser comercializados em São Paulo