Wednesday, 17 de October de 2018

POLÍTICA


Vereadores

Vereadoras de Palmas solicitam instalação de delegacias da mulher nos distritos de Taquaruçu e Buritirana

09 Mar 2018    16:35
Cleober Taquara Vereadoras de Palmas solicitam instalação de delegacias da mulher nos distritos de Taquaruçu e Buritirana

Na manhã desta quinta-feira, 8, a Câmara de Palmas realizou uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A data é marcada pela luta histórica das mulheres, que conquistaram seus direitos políticos, sociais e econômicos.

Durante o evento, as vereadoras Vanda Monteiro, Laudecy Coimbra e Vânia do Aureny apresentaram um ofício solicitando ao governador Marcelo Miranda a instalação de Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam) nos distritos de Taquaruçu e Buritirana.

De acordo com as parlamentares, no Tocantins há 13 unidades da Deam, sendo duas em Palmas, um número expressivo de delegacias se comparado a outros estados da federação. Mas apesar da Capital estar bem assistida, a distância do centro da cidade, onde estão as delegacias, e os distritos dificulta o acesso rápido ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

Na ocasião as vereadoras também pediram apoio dos colegas parlamentarem para a aprovação de projetos de lei que beneficiem as políticas públicas voltadas para as mulheres. “Muitos estão parados nas comissões e são projetos de grande relevância para todas nós”, destacou Vanda Monteiro.

A delegada Suzane Fleury Orsine, da Delegacia da Mulher da Região Centro-Norte, afirmou que são alarmantes os números de violência contra a mulher no estado. Segundo ela, em 2017, por exemplo, as delegacias do Estado atenderam a 3.980 casos de estupro contra as mulheres.

“Por tudo isso é preciso ressaltar a importância dos projetos aprovados nesta Casa, como o de autoria da vereadora Vanda Monteiro, que dispõe sobre a divulgação do disque 180 nos órgãos públicos e comércios da Capital, e um outro de autoria da vereadora Laudecy Coimbra, que visa implantar a Patrulha Maria da Penha”, explicou a delegada.

Dia de luta

Neste 8 de março a Câmara de Palmas relembrou as origens do Dia Internacional da Mulher, que é a conquista dos direitos femininos. A ressignificação dessa luta foi destacada na fala da vereadora Laudecy Coimbra. “É uma data para celebrar nossas conquistas, e não para venda de flores, bombons. Não é uma data comercial, é uma data de luta pelos direitos das mulheres”, destacou.

A promotora de justiça do Ministério Público Estadual, Flavia Sousa Rodrigues também ressaltou a importância da data. “Temos que lembrar das mulheres russas que se manifestaram por melhores condições de vida e trabalho durante a Primeira Guerra Mundial. Esse é o símbolo dessa data, um dia de luta”, afirmou.

Ainda de acordo com a promotora, as mulheres estão cada dia mais cientes de seus direitos. “Antes as mulheres vítimas de violência procuravam as delegacias apenas quando ocorriam lesões graves. Hoje as denúncias são feitas logo quando começam as ameaças e isso demonstra que já se pode agir na fonte da violência”, destacou. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

41

PARABÉNS!
PARABÉNS!

39

BOM
BOM

42

AMEI!
AMEI!

54

KKKK
KKKK

46

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

45

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

44

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Deam Taquaruçu Buritirana

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira