Thursday, 24 de May de 2018

Thursday, 24 de May de 2018

POLÍTICA


Palmas

Vereadores de Palmas defendem necessidade de intérpretes de Libras em órgãos públicos

01 Sep 2017

A Câmara de Palmas recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, um grupo composto por membros da Associação dos Surdos de Palmas (ASP). Eles foram ao plenário a convite do vereador Tiago Andrino (PSB), e acompanharam a sessão, que contou com a presença especial de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que traduziu as falas dos parlamentares.
 
"Os surdos não querem ser tratados como ´coitadinhos´ e a gente quer que a sociedade entenda isso. Temos advogados, coordenadores de cursos superior, professores, administradores e todos eles são surdos. São pessoas que querem ser vistas e ter o direito de chegar em qualquer órgão e ser atendido sem constrangimento", explicou o tradutor/intérprete de Libras do CEULP/ULBRA, Jacob Augusto Ferreira.
 
Andrino apresentou um projeto de lei (PL) que prevê a inclusão desses profissionais nos órgãos do município. "Libras é uma língua oficial brasileira, está na lei federal, temos decretos que regulamentam os direitos das pessoas surdas. Esta garantia está ampara por lei, que determina que os órgãos disponham de tradutores/intérpretes de Libras", enfatizou.
 
O presidente da Casa, José do Lago Folha Filho (PSD), se emocionou durante a fala de Andrino e pediu para subscrever o PL. "Tenho na família uma irmã de 60 anos que ficou surda-muda depois de uma doença que contraiu aos seis anos de idade. Esse projeto vem em um momento oportuno, em que a Câmara se moderniza, e vamos buscar dentro do que for possível uma forma de atender a esse público", destacou.
 
Os vereadores Vandim do Povo (PSDC), Filipe Martins (PSC) e Moisemar Marinho (PDT) também declararam apoio ao projeto e se colocaram à disposição da associação para defender os direitos da população surda da Capital.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

7

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"

Em um discurso breve e contundente, Siqueira Campos teceu elogios ao caráter e preparo político e administrativo de Mauro Carlesse.

Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly

A classificação “Pet Friendly”, ou “Amigo dos Animais”, é dada a estabelecimentos privados, ou mesmo repartições públicas, que permitem a livre circulação de animais de estimação em suas dependências


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade

A nova estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 416 mil e foi construída com cobertura para oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades esportivas e da melhoria da aprendizagem


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22

Debate com presidenciáveis, definição de pautas ao Congresso Nacional e diversas arenas temáticas estão na programação do encontro


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira