Saturday, 20 de July de 2019

RELEASES


Agrotins

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Palmas buscam conhecimento na Agrotins

09 May 2018    17:09
Adolescentes do Centro Socioeducativo de Palmas buscam conhecimento na Agrotins Prática da horticultura no tem despertado a vocação e o talento em muitos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Em busca de novidades e inovações, os adolescentes da unidade socieoducativa estão conferindo de perto o que a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018) está mostrando desde a terça-feira, 8, no Parque Agrotecnológico de Palmas. A 18ª edição do evento, este ano, tem como tema O Futuro da Agroindústria Sustentável. A prática da horticultura no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Palmas, tem despertado a vocação e o talento em muitos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e qualquer nova oportunidade de conhecimento nessa área nunca é desperdiçada.

A primeira visita de três adolescentes, junto com o chefe do Case, Eduardo Fontoura, três técnicos socioeducadores, quatro analistas técnicas e dois membros da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (DPDCA), os servidores Auricélia Moreira e Marcos Miranda, ocorreu na manhã dessa terça-feira, começando por um tour pela feira. Outro grupo fará visita no decorrer desta semana.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) é parceria da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da DPDCA, ao ceder os kits refeição aos adolescentes e à equipe técnica que os acompanham. Eles ganharam ainda mudas de árvores frutíferas e sementes variadas para serem utilizadas no pomar e na horta do Case.

Segundo Auricélia Moreira, o objetivo da visita é oportunizar aos adolescentes cumpridores de medidas socioeducativas a vivência, o acesso à cultura, ao lazer e a profissionalização, que são direitos que o Estado, a família e a sociedade devem oportunizar, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 4º.

A horticultura faz parte dos planos de atividades pedagógicas das unidades. “Essa prática serve para estimular os jovens a pensarem na profissionalização, para quando deixarem as unidades socioeducativas. Queremos mostrar que há um universo de oportunidades nesse ramo de negócio”, disse a diretora de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Izabel Ribeiro.

As hortaliças cultivadas no Case, como alface, couve, rúcula e cheiro verde, entre outras, pelos próprios adolescentes, são 100% orgânicas e utilizadas na alimentação deles mesmos. Segundo o chefe da unidade, Eduardo Fontoura, os adolescentes participam diretamente de todas as etapas de plantio. “Desde a preparação da terra, até a colheita, tudo é realizado pelos adolescentes. O cultivo de hortaliças na unidade promove a inserção dos adolescentes no mercado de trabalho. É uma excelente maneira de ocupar o tempo deles de forma positiva”, destaca.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira