Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

RELEASES


Apicultura

Curso de Apicultura básica tem início nesta segunda-feira em Palmas

16 Feb 2018    14:06
Divulgação Seagro Curso de Apicultura básica tem início nesta segunda-feira em Palmas

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) inicia nesta segunda-feira, 19, na sede do órgão, um curso de apicultura básica para agricultores de Palmas e região. 

De acordo com a gerente de Meio Ambiente do Ruraltins, Dryelly Rodrigues, a capacitação é uma das ações do Projeto Cerrado-Jalapão e tem como objetivo proporcionar alternativas ao uso do fogo e fomentar a geração de renda entre os produtores. “O curso de apicultura vai ser realizado de 19 a 23 de fevereiro em dois locais, sendo a parte teórica realizada no Ruraltins, na sede central, nos dias 19 e 20, e no dia 21 e 22 a aula prática na Unitins Agro, localizada no Centro Agrotecnólogico de Palmas – Agrotins. Já o encerramento do curso será no dia 23, novamente na sede central”, disse a gerente.

O curso será ministrado pelo gerente de apicultura do Ruraltins, Odílio Menezes, com a participação de 20 pessoas.

Ações

Ainda de acordo com a gerente de Meio Ambiente, o Projeto Cerrado-Jalapão, que tem como objetivo principal diminuir as queimadas no bioma cerrado, encerra as atividades no mês de abril e conta com diversos parceiros. No Tocantins foram desenvolvidas diversas ações direcionadas para o manejo integrado do fogo (MIF) dentre outras, nesse sentido.

“O Ruraltins ficou com a parte de alternativa ao uso do fogo, com isso, as nossas ações foram voltadas para a implantação de produção agroecológica integrada sustentável, tais como hortas integradas com fruticulturas e aves; cursos de processamento de fruto do cerrado, de implantação de unidades de apiculturas e de pastagem ecológica”, pontuou a gerente.

Segundo Dryelly Rodrigues, dentro do projeto estão previstos ainda um curso de viveiro de mudas, que será realizado na Agrotins, em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e a implantação de duas unidades demonstrativas de processamento de frutos, nas cidades de Novo Acordo e Mateiros, além da entrega de materiais para as unidades de pastagem ecológica que já foram implantadas, como roçadeiras e kits de mineralização.   

Cerrado-Jalapão

O Projeto Cerrado-Jalapão é fruto da cooperação entre Brasil e Alemanha e visa aprimorar o Manejo Integrado e Adaptativo do Fogo no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, para a manutenção do Bioma como um sumidouro de carbono de relevância global e para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Dentre os municípios prioritários selecionados para o projeto no Tocantins estão: Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, além do Parque Estadual do Jalapão, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional do Araguaia, Terra Indígena Xerente e a Terra Indígena Parque do Araguaia.

O projeto engloba as unidades de conservação federais com as maiores áreas atingidas por incêndios florestais no Brasil.

Parceiros

O projeto tem como parceiros na implantação o Ibama/Prevfogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ruraltins, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidades (ICMBio) e a Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

48

PARABÉNS!
PARABÉNS!

49

BOM
BOM

43

AMEI!
AMEI!

43

KKKK
KKKK

43

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

46

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

45

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Curso Palmas Seagro

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia.

Saúde

Gestão Carlesse amplia em 100% quantidade de novos leitos de UTI em Gurupi

Carlesse afirma que mesmo governando há pouco tempo o Tocantins e que, mesmo diante das dificuldades financeiras, não tem deixado de lado o cuidado com a população.



Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça

Constatadas as irregularidades, o magistrado determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda de Amastha e estipulou multa diária de R$ 10 mil por inserção.


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Além disso, o Governo do Tocantins autorizou o Consórcio Dianópolis a reiniciar as atividades de construção das obras complementares de drenagem no canal CP1 e nos setores hidráulicos da área piloto do Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Manuel Alves.


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade.


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna


Palmas

Colégio Interação promove noite de pizza e momento de confraternização para pré-vestibulandos


Educação

Projetos são classificados para o prêmio Professores do Brasil


Visitas

Pacientes do Hospital Infantil de Palmas recebem visita de atletas da CBV



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira