Saturday, 24 de August de 2019

RELEASES


Agrotins

Horta e projeto de plantas medicinais serão apresentados na Agrotins 2018

07 May 2018    17:41
Horta e projeto de plantas medicinais serão apresentados na Agrotins 2018

Com propostas de demonstrar como é simples cultivar uma horta de plantas medicinais, bem como disseminar o Projeto de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), numa parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Sead), apresentará, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), uma horta circular, com o cultivo e as informações sobre as plantas.

Também são parceiros, na ação, universidades do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A 18ª edição da Agrotins ocorre no período de 8 a 12 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade e Tecnologias da Seagro, Marta Barbosa, é importante que o público conheça o projeto e demais políticas públicas direcionadas à agricultura familiar. “Algumas plantas medicinais como hortelã, sucupira, babosa e macaúba foram selecionadas para participar desse projeto. Também está em desenvolvimento uma pesquisa sobre suas cadeias de valor, tais como propriedades e indicações definidas de uso”, explicou. 

Projeto de plantas medicinais e fitoterápicas

O projeto teve início em 2016, com o 1° Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, em Palmas, em seguida o Seminário Nacional, em Brasília (DF), onde foram apresentadas as cadeias de valor das plantas acima citadas, culminando com aprovação do estudo, em dezembro de 2017, e com a participação na Feira Internacional de Fitoterapia, na Alemanha, para troca de experiências.

A Vitrine da Agricultura Familiar contará com a participação de representantes das instituições parceiras, de mulheres extrativistas de diversas comunidades do Estado. Terá também exposição de máquinas e implementos agrícolas voltados para atividades desenvolvidas por agricultores familiares, palestras e de informações experiências.

Na programação, estão a exposição e a comercialização de produtos, exposição de máquinas e equipamentos de produção; maquete de microbacias; estandes de demonstração e apresentação das comunidades tradicionais - quebradeiras de coco, mulheres agroextrativistas, agricultoras familiares, capim dourado e de plantas medicinais; canteiros de Plantas Medicinais; exposição e comercialização de produtos agroextrativistas; exposição de Máquinas e Equipamentos da Produção Agroextrativistas.

Palestras

Dia 9 de maio

14 horas - Auditório Jaburu -  Agroecologia e Produção Orgânica;

15 horas - Lançamento da Cartilha de Agroecologia - Semana dos Alimentos Orgânicos da Comissão da Produção Orgânica.

Das 15 às 16 horas - Produção Orgânica e Sociobiodiversidade no Brasil;

Palestrante: Marcos Pavarino - coordenador Nacional da Secretaria Especial Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Das 16 às 17 horas - Debate dos Núcleos de Estudo de Agroecologia das Universidades Federal do Tocantins, Ulbra/Palmas e Instituto Federal do Tocantins (IFTO);Projeto de Plantas Medicinais e fitoterápicos – Auditório Jaburu.

Dia 10 de maio

Das 10 às 12 horas - Plantas Medicinais e Fitoterápicos- Projeto Nacional e Experiências do Projeto de Plantas Medicinais no Horto de Itaipu e o Projeto Nacional;Palestrante: Marcos Pavarino - coordenador Nacional da Sead; Joseane Costa – Colaboradora da Fiocruz; Liziane kadini Antunes de Moraes Pires.

Das 15 às 16 horas: Cadeia Produtiva do Baru, Agroextrativismo e Agricultura Familiar. (Palestra/Debate) Auditório Beija-Flor;Palestrantes: Edson Cunha – diretor-presidente da Flora do Cerrado; Iris Gabriel – diretor-presidente da Natu Vegetal;Damião Vieira Lopes – diretor-presidente da CoopBrasil; Pedro Viana – diretor-presidente da Nativos do Cerrado; Mauricio de Queiroz – diretor-presidente da IGQ – Índio Gigante.

Dia 11 de maio

Das 10 às 11 horas no Auditório Bem-te-vi - Cadeia Produtiva do Baru, Agroextrativismo e Agricultura Familiar (Debate); Palestrante: Edson Cunha – diretor-presidente da Flora do Cerrado;ris Gabriel – diretor-presidente da Natu Vegetal;Damião Vieira Lopes – diretor-presidente da CoopBrasil;Pedro Viana – diretor-presidente da Nativos do Cerrado;Mauricio de Queiroz – diretor-presidente da IGQ – Índio Gigante.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.

Criação de Tilápias

Governador participa de lançamento do projeto de criação de tilápias em tanques rede

No local, serão instalados 25 tanques rede (tamanho 4x4x4) com material de alumínio e telhas de aço inox. Serão colocados entre 2.500 e 3.000 alevinos (designação dada aos peixes recém-saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino) em cada tanque.



PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos

Além do ex-governador Siqueira Campos, o evento contou com a presença de políticos e autoridades de Gurupi e região.


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional


Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira