Friday, 22 de February de 2019

RELEASES


Agrotins

Horta e projeto de plantas medicinais serão apresentados na Agrotins 2018

07 May 2018    17:41
Horta e projeto de plantas medicinais serão apresentados na Agrotins 2018

Com propostas de demonstrar como é simples cultivar uma horta de plantas medicinais, bem como disseminar o Projeto de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), numa parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Sead), apresentará, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), uma horta circular, com o cultivo e as informações sobre as plantas.

Também são parceiros, na ação, universidades do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). A 18ª edição da Agrotins ocorre no período de 8 a 12 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

De acordo com a diretora de Sociobiodiversidade e Tecnologias da Seagro, Marta Barbosa, é importante que o público conheça o projeto e demais políticas públicas direcionadas à agricultura familiar. “Algumas plantas medicinais como hortelã, sucupira, babosa e macaúba foram selecionadas para participar desse projeto. Também está em desenvolvimento uma pesquisa sobre suas cadeias de valor, tais como propriedades e indicações definidas de uso”, explicou. 

Projeto de plantas medicinais e fitoterápicas

O projeto teve início em 2016, com o 1° Seminário de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, em Palmas, em seguida o Seminário Nacional, em Brasília (DF), onde foram apresentadas as cadeias de valor das plantas acima citadas, culminando com aprovação do estudo, em dezembro de 2017, e com a participação na Feira Internacional de Fitoterapia, na Alemanha, para troca de experiências.

A Vitrine da Agricultura Familiar contará com a participação de representantes das instituições parceiras, de mulheres extrativistas de diversas comunidades do Estado. Terá também exposição de máquinas e implementos agrícolas voltados para atividades desenvolvidas por agricultores familiares, palestras e de informações experiências.

Na programação, estão a exposição e a comercialização de produtos, exposição de máquinas e equipamentos de produção; maquete de microbacias; estandes de demonstração e apresentação das comunidades tradicionais - quebradeiras de coco, mulheres agroextrativistas, agricultoras familiares, capim dourado e de plantas medicinais; canteiros de Plantas Medicinais; exposição e comercialização de produtos agroextrativistas; exposição de Máquinas e Equipamentos da Produção Agroextrativistas.

Palestras

Dia 9 de maio

14 horas - Auditório Jaburu -  Agroecologia e Produção Orgânica;

15 horas - Lançamento da Cartilha de Agroecologia - Semana dos Alimentos Orgânicos da Comissão da Produção Orgânica.

Das 15 às 16 horas - Produção Orgânica e Sociobiodiversidade no Brasil;

Palestrante: Marcos Pavarino - coordenador Nacional da Secretaria Especial Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).

Das 16 às 17 horas - Debate dos Núcleos de Estudo de Agroecologia das Universidades Federal do Tocantins, Ulbra/Palmas e Instituto Federal do Tocantins (IFTO);Projeto de Plantas Medicinais e fitoterápicos – Auditório Jaburu.

Dia 10 de maio

Das 10 às 12 horas - Plantas Medicinais e Fitoterápicos- Projeto Nacional e Experiências do Projeto de Plantas Medicinais no Horto de Itaipu e o Projeto Nacional;Palestrante: Marcos Pavarino - coordenador Nacional da Sead; Joseane Costa – Colaboradora da Fiocruz; Liziane kadini Antunes de Moraes Pires.

Das 15 às 16 horas: Cadeia Produtiva do Baru, Agroextrativismo e Agricultura Familiar. (Palestra/Debate) Auditório Beija-Flor;Palestrantes: Edson Cunha – diretor-presidente da Flora do Cerrado; Iris Gabriel – diretor-presidente da Natu Vegetal;Damião Vieira Lopes – diretor-presidente da CoopBrasil; Pedro Viana – diretor-presidente da Nativos do Cerrado; Mauricio de Queiroz – diretor-presidente da IGQ – Índio Gigante.

Dia 11 de maio

Das 10 às 11 horas no Auditório Bem-te-vi - Cadeia Produtiva do Baru, Agroextrativismo e Agricultura Familiar (Debate); Palestrante: Edson Cunha – diretor-presidente da Flora do Cerrado;ris Gabriel – diretor-presidente da Natu Vegetal;Damião Vieira Lopes – diretor-presidente da CoopBrasil;Pedro Viana – diretor-presidente da Nativos do Cerrado;Mauricio de Queiroz – diretor-presidente da IGQ – Índio Gigante.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira