O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Saúde

28/04/2021

28 de Abril faz referência as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Data reforça ações voltadas para prevenção e promoção de ambientes de trabalho saudáveis

Os ambientes de trabalho fazem parte dos condicionantes e determinantes de saúde. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) reforça no dia 28 de abril, que ações de prevenção e promoção devem ser desenvolvidas nas instituições e empresas, com foco a evitar acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

 

Segundo a OIT, por ano acontecem cerca 321 mil acidentes fatais pelo trabalho anualmente e, mais de três milhões de casos, de doenças ocupacionais. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho, tendo os países como a China, Índia e Indonésia ocupando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

 

No Tocantins, no ano 2020, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foram registrados 3.625 acidentes e doenças relacionados ao trabalho. O agravo que se destacou foi o Acidente de Trabalho Grave com 2.886 notificações, sendo destas, 1.755 notificações por Covid -19 e 42 óbitos pelo trabalho. A frequência e percentual dos óbitos por acidente de trabalho notificados no Tocantins ocorreram nos cinco primeiros grupos por ocupação: motoristas, eletricistas, pedreiros, policiais militaras e trabalhadores agropecuários.

 

O Diretor de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Luís de Oliveira Silva argumentou “que o Sistema Único de Saúde-SUS, possui papel fundamental de prestar assistência aos trabalhadores acidentados e adoecidos, recuperando e reabilitando sua saúde, bem como prevenindo o problema e promovendo ambientes de trabalho saudáveis, por meio das ações de vigilância em saúde”.

 

O diretor reforça ainda que os empregadores necessitam de uma visão ampla dos ambientes de trabalho e dos diferentes fatores de riscos, que podem influenciar o adoecimento dos trabalhadores, a exemplo pela Covid-19. “Portanto, o dia 28 de Abril é um dia de defesa do trabalho decente, aquele em que todas as pessoas que trabalham têm direitos, bem como, níveis mínimos de remuneração, proteção e condições de trabalho que devem ser respeitados”, ressaltou.

 

Eventos

Para marcar este dia, a região Norte realizará o Encontro Nacional da Rede Nacional e Integral de Saúde do Trabalhador (RENAST) e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos Conselhos de Saúde, de forma virtual e nos parlamentos sessões honrosas.

 

História

No dia  28 de abril de 1969 houve uma explosão de uma mina nos Estados Unidos que matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho-OIT, encampou essa luta, com foco na prevenção e promoção de ambientes de trabalho saudáveis, instituiu em 2003 esta data como dia para lembrar e propor reflexão. 

Assuntos Relacionados
#saúde#acidentes de trabalho
Confira Também
Palmas em alerta

Nova atualização do índice de infestação de mosquitos aponta 135 municípios em alerta para dengue

Sinsjusto

Saúde dos servidores do Judiciário preocupa Sindicato

Saúde

DPE-TO e MPE questionam cortes de recursos da saúde pública e pedem devolução de quase R$ 100 milhões

Indenização

DPE conquista na Justiça indenização para mãe de bebê que faleceu à espera cirurgia de cardiopatia

Multa

Decisão impõe multa ao secretário estadual da Saúde e o obriga a oferecer cirurgia a paciente idosa em estado grave