Friday, 05 de June de 2020

SAÚDE


Palmas

8ª Conferência de Saúde acontece neste mês e visa debater melhorias para o Tocantins

12 Aug 2015

Já está quase tudo pronto para realização da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, que acontece no Parque do Povo, em Palmas, nos dias 26 e 27 deste mês. A Conferência, que tem como tema "Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro", busca a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (Sus), a avaliação do Sus e a proposição de condições de acesso à saúde.
 
A temática deste ano incorpora diferentes significados: Saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização; Saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões e a organização e a humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
 
O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Anderson Oliveira Costa, lembra que a etapa municipal da Conferência aconteceu em abril e na ocasião as demandas municipais foram relacionadas e serão discutidas agora, na etapa da 8ª Conferência Estadual. "Serão debatidos o tema central e o eixo a partir do documento orientador que trata sobre o processo de construção de diretrizes para a saúde. Isso sem prejuízo aos debates específicos sobre a realidade do Estado e de cada município", explicou ele.
 
O presidente lembra ainda que a sociedade é convidada a participar da Conferência para ajudar a definir as políticas e estratégias para melhorar a saúde pública do Estado e do País. As demandas levantadas no evento serão apresentadas e discutidas na Conferência Nacional de Saúde, que acontece no mês de dezembro.
 

Fórum democrático
 
O coordenador do evento e conselheiro estadual, Mario Benício dos Santos, reforça que a Conferência é um fórum democrático onde a sociedade vai discutir a saúde pública como um todo. "A voz do povo é importante, precisamos da participação da sociedade para nos ajudar na formulação de melhores políticas públicas de saúde. Convidamos todos a participar desse momento cívico. O espaço é aberto para todos e nesse momento todos tem direito a voz", ressaltou. 

Para participar do evento são esperadas mais de 1.200 pessoas, sendo que destas 800 são delegados. Do público, 50% dos participantes serão representantes dos usuários, 25% serão representantes dos profissionais de saúde e 25% serão representantes de gestores e prestadores de serviços de saúde.
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúda (Sesau), através do endereço http://www.saude.to.gov.br/.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 301 casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 5.182 casos no total, destes, 1.933 pacientes estão recuperados, 3.160 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 89 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira