Saturday, 25 de January de 2020

SAÚDE


Sanidade

Adapec alerta sobre importância da vacinação contra brucelose e riscos de transmissão da doença em animais e humanos

06 Dec 2019
Adapec alerta sobre importância da vacinação contra brucelose e riscos de transmissão da doença em animais e humanos

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos. Por isso, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) alerta o produtor rural para a importância da vacinação e o cuidado no contato com animais. Além disso, ter atenção em consumir produtos de origem animal inspecionados.

O meio mais eficaz de prevenir a zoonose é vacinar bezerras fêmeas (bovinas ou bubalinas) de 3 a 8 meses de idade, utilizando a vacina cepa B-19, que só deverá ser aplicada por um médico veterinário ou auxiliar de vacinador, cadastradas na Adapec. Além disso, ter o controle dos animais que entram na propriedade realizando exames de rotina para brucelose, adquirir animais que tenham sido vacinados e com exames negativos para brucelose.

“É importante destacar que a comprovação da vacinação contra brucelose deve ser feita semestralmente, em um dos escritórios locais da Adapec. Fêmeas que por algum motivo não foram vacinadas com a idade de 3 a 8 meses, deverão ser vacinadas com a vacina RB-51, ficando a ficha de movimentação de bovinos (ou bubalinos) bloqueada até a comprovação da vacinação”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT), Carolina Silveira Carolina.

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, os meios de transmissão da doença entre os animais ocorrem, principalmente, através do contato direto destes com as secreções de animais contaminados; instalações (cercas, currais, baldes); ingestão de pastagem e água contaminadas; sêmen contaminado e/ou material contaminado (inseminação artificial ou cobertura).

Já a transmissão para o ser humano pode ocorrer pelo contato direto com o feto abortado, placenta e outras secreções eliminadas do útero da fêmea doente, principalmente durante auxílio ao parto; no manusear de carnes e miúdos de animais doentes. Outras formas são: consumir leite cru, seus derivados como queijo, manteiga, coalhada fabricados com leite de animais infectados que não passaram pelo processo de pasteurização e inspeção sanitária, e ainda, comer carnes mal cozidas ou mal assadas, contaminadas.

“A brucelose está controlada no Tocantins, graças à dedicação dos produtores rurais que vem vacinando as bezerras no tempo certo e também ao trabalho de educação sanitária com palestras sobre esta zoonose que são realizadas pela Adapec,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, relembrando que a segunda etapa da vacinação contra a brucelose termina no dia 31 deste mês, e espera manter os bons índices vacinais que o Estado vem tendo nos últimos anos.

Sintomas da brucelose animal 

Os sintomas mais comuns da brucelose em bovinos são: aborto no terço final da gestação, morte de bezerros recém-nascidos, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, corrimento vaginal, devido à inflamação no útero, repetição de cio, queda na produção de leite, mastite (inflamação do úbere), nos machos o sinal mais comum é a inflamação dos testículos (orquite). “É uma doença que traz sérios prejuízos econômicos para o produtor rural,” destaca Carolina Silveira.

Dados
Em 2019, o Tocantins registrou um caso de brucelose em bovino. E no primeiro semestre deste ano foram vacinadas 440.815 bezerras entre três e oito meses de idade, atingindo 95,97% das bovídeas em idade vacinal.

Conforme o último inquérito realizado em 2014/2015, o índice de prevalência para focos da brucelose no Tocantins caiu de 21,22% em 2002 para 6,42% em 2015. Já o índice de prevalência animal ficou em 2,21%.

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira