Monday, 06 de April de 2020

SAÚDE


Saúde

Adapec apreende mais de mil quilos de queijos clandestinos em Luzimangues

08 Feb 2020
Adapec apreende mais de mil quilos de queijos clandestinos em Luzimangues

Uma operação realizada na noite desta quinta-feira, 6, no distrito de Luzimangues, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com o apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil, apreendeu cerca de mil quilos de queijos clandestinos e interditou o estabelecimento. O proprietário foi multado em R$ 5 mil reais e os produtos serão destruídos no aterro sanitário de Palmas.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende, a Agência recebeu uma denúncia anônima sobre o funcionamento clandestino desta fábrica. “Ao tomarmos conhecimento da denúncia acionamos os órgãos de seguranças e fomos até o local, onde constatamos que ali não tinha as mínimas condições de higiene para funcionamento de um laticínio, bem como não possuía nenhuma legalidade perante os órgãos de inspeção oficial,” disse Márcio.

O responsável pelo Programa Estadual de Leites e Derivados, Antônio José de Souza Caminha, contou que o local onde funcionava o laticínio ficava ao lado de um chiqueiro de porcos com fezes destes animais em contato direto com o ambiente onde os queijos eram processados. Relatou ainda que além das péssimas condições higiênicas, o proprietário estava falsificando selos de inspeção de outra empresa, sem atender as exigências legais, conforme prevê a legislação.

A Adapec emitiu auto de infração, multa e termos de fiscalização, notificação, apreensão, interdição e destruição dos produtos. A Polícia Militar Ambiental também emitiu realizou auto de infração.

A Adapec dispõe de um disque denúncia onde qualquer cidadão pode denunciar a produção e comercialização de produtos de origem animal clandestinos. O número do Disque Defesa é 0800-631122.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira