Monday, 26 de August de 2019

SAÚDE


Sanidade

Adapec realiza monitoramento de granjas de suínos no Tocantins

06 Apr 2019    10:58    alterado em 07/04 às 10:58
Delfino Miranda Adapec realiza monitoramento de granjas de suínos no Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando em todo o Estado, o monitoramento de mais de 150 granjas que comercializam suínos. Esta ação faz parte do controle da Peste Suína Clássica (PSC), na área livre da doença e é feita de 6 em 6 meses. O trabalho teve início no dia 1º de abril e segue até o próximo dia 17.
 
Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos, Regina Gonçalves, o trabalho das equipes da Adapec, consiste em visitas as granjas e em coletas de sangue dos animais, que serão enviados para o laboratório Biológico, em São Paulo, para realização dos testes.
 
O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que a Agência mantém sempre o monitoramento dessas granjas, como forma de manter o status internacional de zona livre da PSC. “O Tocantins possui uma certificação internacional de controle da PSC, por isso, é importante este monitoramento nas granjas e conclamo os proprietários destas granjas a colaborarem com o trabalho dos nossos técnicos, pois ele é fundamental para o controle de doenças que possam atingir o rebanho de suínos e para o comércio destes animais”, destacou Alberto.
 
Para manutenção do status internacional de zona livre da PSC, a Adapec realiza uma série de ações que inclui: a realização de vigilância ativa periódica nas propriedades de maior risco para PSC; atendimento a notificações de suspeitas de ocorrência da enfermidade; monitoramento sorológico nas granjas de suínos a cada 6 meses; inquérito soroepidemiológico em criatórios de suínos a cada 3 anos; controle do trânsito de suínos, seus produtos e subprodutos, e demais veiculadores do vírus da PSC.
 
A Adapec alerta os produtores rurais para que qualquer sintoma de doenças, relacionados ao rebanho de suínos deve ser notificada à Agência, além disso, manter o cadastro do estabelecimento de criação atualizado junto à Adapec; criar e manter seus animais em condições adequadas de nutrição, manejo e profilaxia de doenças; comunicar imediatamente à Agência qualquer suspeita de doença no rebanho; facilitar todas as atividades relacionadas à Legislação Sanitária Federal e Estadual; não alimentar suídeos com restos de comida, salvo quando submetido a tratamento térmico que assegure a inativação do vírus da Peste Suína Clássica.
 
Dados           
O Tocantins possui um rebanho de suínos de 320.524 animais, com 154 granjas comerciais e criatórios de subsistência cadastrados na Adapec. Os municípios que concentram o maior número de animais são: Porto Nacional, Araguatins, Dois Irmãos, Goianorte e Formoso do Araguaia.
 
Peste Suína Clássica
A PSC, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa causada por vírus e muitas vezes fatal aos suínos. Os principais sintomas são: depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Meio Ambiente

Biodiversidade perdida em queimadas na Amazônia levará décadas para se recuperar

Especialistas entrevistados pelo Brasil de Fato avaliam que determinadas espécies podem demorar até mesmo séculos

Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.



Educação

Unitins comemora 5 anos de implantação do Campus de Augustinópolis e realiza I Encontro de Egressos da unidade

Reitor entregou um carro para o campus durante o evento e anunciou a entrega de mais de 200 diplomas dos cursos de Direito e Enfermagem


Escândalo

Aprovada convocação de secretário da Administração e do diretor do Plansaúde

São de autoria da deputada Vanda Monteiro (PSL) mais dois requerimentos aprovados. Ela pede a reforma da ponte entre os municípios de Itaguatins e Maurilândia, além de recursos para a construção do campus da Unitins no município de Augustinópolis.


Turismo

Palestras e discussões marcam II Encontro Internacional de Jornalistas em Salvador

A economia criativa no Turismo foi abordada pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, presidente do Instituto Pensar, pesquisador e estudioso, Domingos Leonelli.


Cidadania

Cidadania e Justiça apoia a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla


Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira