Monday, 06 de April de 2020

SAÚDE


CIOPAER

Aeronave da Segurança Pública realiza mais um voo pela vida

24 Feb 2020
CIOPAER Aeronave da Segurança Pública realiza mais um voo pela vida

A equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER –TO), unidade aérea vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública, (SSP), realizou na tarde deste sábado, 22, mais um voo pela vida. Na ocasião, a equipe multimissão a bordo do “Tocantins 01” transportou um paciente em estado grave do hospital regional de Porto Nacional até o Hospital Geral de Palmas (HGP).

O efetivo da Unidade Aérea foi acionado no fim da tarde deste sábado pela regulação do Serviço Médico de Urgência (SAMU -Palmas – TO). O objetivo foi auxiliar no transporte de um paciente do sexo masculino, de 25 anos de idade, o qual havia sido vítima de um grave acidente de trânsito na região de Porto Nacional. Após intervenção cirúrgica, o quadro do paciente se agravou e, por isso, a regulação decidiu fazer a remoção do paciente para o Hospital Geral de Palmas - HGP, Unidade Hospitalar de Referência do Estado.

Logo após receber autorização, a aeronave levantou voo em direção a Porto Nacional, onde chegou poucos minutos depois nas imediações do Hospital Regional da cidade e fez o embarque do paciente, decolando novamente em direção a Palmas, onde chegou 20 minutos depois. No HGP, uma equipe multidisciplinar já aguardava o paciente para que o mesmo recebesse o tratamento de que necessitava.

O rápido deslocamento e perfeita integração entres as equipes do SAMU e da Unidade Aérea Integrada (CBMTO, PCTO e PMTO) propiciaram o transporte rápido do paciente, em atendimento a gravidade do caso. Vale ressaltar que a intervenção do helicóptero do CIOPAER foi de grande importância para que a vítima recebesse os cuidados dos quais necessitava, no menor tempo possível, uma vez que, o voo a bordo do TOCANTINS 01 de Porto Nacional ao HGP, cidade distante cerca de 70 km da Capital durou apenas 20 minutos, sendo que se o mesmo trajeto fosse feito de ambulância levaria pelo menos uma hora, o que poderia agravar o quadro de saúde do paciente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira