Monday, 21 de October de 2019

SAÚDE


SSP –TO

Aeronave do CIOPAER-TO efetua transporte aeromédico de vítima de AVC em Nova Rosalândia

18 Mar 2019    09:35    alterado em 18/03 às 09:35
Aeronave do CIOPAER-TO efetua transporte aeromédico de vítima de AVC em Nova Rosalândia

No final da manhã deste domingo (17), a equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer – TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP –TO), foi acionada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), de Palmas, para auxiliar no transporte aeromédico de uma mulher, de 42 anos, que havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral  (AVC), em Nova Rosalândia, e precisava ser trazida, com urgência, para o Hospital Geral de Palmas.
 
O acionamento aconteceu por volta das 10h30, quando a equipe do CIOPAER embarcou no "Tocantins 01", levando a bordo um médico e enfermeira do SAMU rumo à cidade de Nova Rosalândia. Em poucos minutos, a aeronave pousou na BR 153, onde uma ambulância do Samu aguardava com a paciente.
 
No local, equipes das Polícias Civil e Militar também auxiliavam na ocorrência e faziam a contenção do trânsito para que o helicóptero pudesse pousar em segurança. Logo após o pouso, os tripulantes embarcaram a paciente na aeronave, partindo imediatamente para o Hospital Geral de Palmas, onde pousou 18 minutos depois.
 
Uma equipe multidisciplinar da unidade médica já aguardava a vítima, que foi conduzida ao Hospital a fim de que pudesse receber o atendimento médico necessário com base no quadro clínico que apresentava.
 
Ressalta-se que o trajeto de Nova Rosalândia até Palmas poderia durar até 1h45, se fosse realizado via terrestre, o que, segundo avaliação dos médicos do município, que haviam prestado o primeiro atendimento, poderia agravar em muito o estado de saúde da paciente, com a evolução para trombose ou mesmo resultar em óbito. Desse modo, a paciente pode receber o tratamento médico especializado dentro de 1h30 após os primeiros sintomas e o atendimento inicial, aumentando consideravelmente as chances de sobrevivência e amenizando possíveis sequelas que a paciente poderia vir a ter, conforme ressaltaram os integrantes da equipe médica envolvidos na operação de resgate.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira