Monday, 23 de April de 2018

Monday, 23 de April de 2018

SAÚDE


Aedes Aegypti

Armadilhas para coletar ovos do mosquito Aedes aegypti são colocadas em residências e comércios na Capital

14 Nov 2017

A Secretaria da Saúde, por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), durante esta semana e a próxima, está colocando em residências e áreas comerciais da Capital uma armadilha que captura ovos do Aedes aegypti. O objetivo é monitorar as regiões da Capital com maior incidência de focos do mosquito e analisar como o mosquito reage aos inseticidas usados no combate. A pesquisa é realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a​ ​Prefeitura de Palmas.
 
A ovitrampa é composta por um vasinho de planta preto, uma paleta de compensado (onde os ovos ficam presos) e um larvicida biológico, que estimula as fêmeas do mosquito a colocarem seus ovos nesses recipientes. No ambiente serve para capturar os ovos, sinalizar a quantidade de insetos em uma região e direcionar ações contra a proliferação do vetor.
 
A inspeção das ovitrampas é feita semanalmente pelos agentes de endemias, quando são coletadas para a contagem dos ovos e encaminhadas para exames laboratoriais na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Em toda Capital foram colocadas 150 armadilhas nas residências e no comércio situados em diferentes regiões da Capital. A partir da quantidade de ovos encontrada em uma região é possível intensificar as ações de combate ao Aedes nessa área com o intuito de reduzir os índices de infestação. É mais uma estratégia utilizada no combate ao vetor, responsável pela transmissão da dengue, febre de Chikungunya e vírus Zika ", destacou o biólogo do UVCZ, Anderson Brito. 
 
Educação continuada
 
Médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde e profissionais da Vigilância em Saúde participam de uma formação na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) até a próxima semana. O laboratório de entomologia da UVCZ também está no local para que os profissionais possam ter maior contato com o vetor. "A intenção é preparar os profissionais para o diagnóstico oportuno durante todo o ano, mas tendo atenção redobrada neste período de chuva", destacou a coordenadora de Educação Permanente, em Atenção Primária em Saúde, Maria do Socorro Rocha.
 
Combate ao Aedes
 
Na Capital, até esta terça-feira ,14,  já foram notificados 4.984 casos de dengue e 1.077 confirmados. Da doença aguda pelo Zika vírus foram 1.091 notificados e 101 confirmados, de febre Chikungunya foram 1.655 notificados e 589 confirmados. Para combater o Aedes aegypti, a orientação é impedir que o mosquito encontre locais para colocar seus ovos, como evitar o armazenamento de água parada, limpar calhas, não acumular lixo e colocar areia nos vasos de plantas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

12

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

12

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

7

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira