Wednesday, 12 de August de 2020

SAÚDE


Unitins

Câmara Técnica produz relatórios com informações sobre contágio da Covid-19 e medidas de flexibilização

13 May 2020
Câmara Técnica produz relatórios com informações sobre contágio da Covid-19 e medidas de flexibilização

Após cinco encontros realizados através do ambiente virtual de conferências da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), os membros da Câmara Técnica de Apoio ao Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19, criada pelo Governo do Estado, produziram três relatórios com informações para nortear as decisões do referido comitê. 

 

O presidente da Câmara, reitor da Unitins, Augusto Rezende, explicou que a produção é dos grupos técnicos científicos, com participação dos professores indicados de todas as instituições de ensino superior do Estado, que formam a câmara, onde se busca trazer algumas informações e indicativos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e interpretação de dados e da situação pandêmica do Estado do Tocantins e, também, em consequência, algumas projeções. "É um trabalho técnico, científico e que demanda muito energia dos pesquisadores. A gente tem certeza que muito contribui e contribuirá para o Comitê de Crise da Covid, coordenado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, na hora de tomar as devidas decisões", considerou.

 

No relatório sobre as quatro fases para o enfrentamento da pandemia (veja aqui), os autores trazem explicações sobre elas e o que esperar de cada uma. A terceira fase, por exemplo, é a que corresponde ao "pico de casos", quando o vírus já está circulando ativamente no ambiente. 

 

Em outro documento, voltado às questões de flexibilização, a Câmara Técnica, a partir de considerações OMS, fez observações para antes do início de tal medida, dentre elas "que as evidências indiquem que a transmissão da Covid-19 está controlada". "Embora todos desejem o retorno da atividade econômica, é importante deixar claro que este deve ser um processo gradual, exigindo um monitoramento rigoroso e uma possível reintrodução de medidas ainda mais restritivas, caso ocorra um novo aumento de casos", diz trecho do documento (baixe aqui). 

 

O terceiro relatório traz projeções da demanda hospitalar da Covid-19 em relação às medidas de distanciamento social no Tocantins. 

 

Sobre a Câmara
A Câmara tem por objetivo analisar o desdobramento do cenário da pandemia no Estado e propor soluções, sendo composta por profissionais técnicos especializados, pesquisadores e cientistas das áreas de saúde e de políticas públicas do Governo e também dos demais órgãos e poderes que integram o comitê. Estão representados: Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde (Fahesa/Itpac), Fundação de Apoio à Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Laboratório Central do Estado (Lacen), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Centro Universitário de Gurupi (Unirg), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Unitins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 759 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.047 casos no total, destes, 19.845 pacientes estão recuperados, 12.728 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 474 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira