Saturday, 19 de September de 2020

SAÚDE


Jardim Aureny I

Carreta Novartis de Combate à Hanseníase atende em Palmas a partir de 24 de novembro

20 Nov 2014

A Carreta Novartis que percorre todo o Brasil no intuito de ajudar a combater a Hanseníase estará em Palmas no período de 24 de novembro a 05 de dezembro com atendimento médico gratuito das 9 às 19 horas. O objetivo é combater a doença por meio da educação, do diagnóstico e tratamento adequados. A intenção do grupo é atender pessoas que apresentam manchas na pele, dormência e/ou sinais suspeitos de Hanseníase que residam na região Norte, Central e Sul de Palmas.

Os atendimentos da Carreta Novartis serão realizados de 24 a 28 de novembro na Feira do Jardim Aureny I, de 29 de novembro a 05 de dezembro na Feira da 307 Norte.

A carreta itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. Ainda no espaço serão realizadas aferições da pressão, temperatura, dentre outras ações básicas de saúde.

Palmas foi escolhida por fazer parte de uma região endêmica para esse tipo de doença, por isso, o rastreamento é necessário e fundamental para conscientizar e educar a população quanto aos sinais e sintomas da doença.

O centro de saúde móvel é atendido por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas que viajam para as regiões do País mais afetadas pela doença e prestam os seus serviços gratuitamente realizando exames e consultas médicas além de palestras obre métodos de prevenção e controle. Eles abordam também a importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento para a cura da Hanseníase. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.

O projeto é desenvolvido através de parceria entre o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Mais de 17.000 pessoas em 18 estados brasileiros já foram atendidos pela Carreta Novartis. Além disso, estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano, fornecendo, assim, uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação desta doença.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira