Friday, 17 de August de 2018

Friday, 17 de August de 2018

SAÚDE


MPE

Com atuação do MPE, UTI pediátrica começa a funcionar em Araguaína

24 Apr 2018    14:11
Com atuação do MPE, UTI pediátrica começa a funcionar em Araguaína Uma benção marcou a inauguração da unidade

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Municipal Dr. Eduardo Medrado, em Araguaína, começou a funcionar nesta segunda-feira, 23. A instalação da Unidade é resultado de uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) em janeiro de 2014 e vai beneficiar crianças de Araguaína e de toda a região Macrocentro Norte. Nesta etapa inicial, serão disponibilizados dez leitos, dois deles serão ocupados de imediato.

Além de atuar na esfera judicial, o MPE, em conjunto com a Associação das Mães que Amam (AMA) e com a Loja Maçônica Paz e Concórdia, mobilizou a sociedade araguainense a realizar doações e a destinar parte do seu Imposto de Renda ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA), com a garantia de que os recursos arrecadados seriam aplicados na UTI pediátrica.

Todo o processo de construção e instalação da Unidade vem sendo acompanhado de perto pela Promotoria da Saúde em Araguaína. “Foi uma longa perseguição jurídica e social para chegarmos ao funcionamento desse serviço, que certamente, salvará muitas vidas”, destaca a Promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro.

A Promotora relembra que a falta de uma UTI pediátrica na segunda maior cidade do Estado era um contrassenso, já que, segundo a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.° 8.069/90), a criança tem prioridade absoluta no atendimento na área da saúde.

A UTI vai atender crianças com 28 dias de nascidas até 14 ou 18 anos, de acordo com as rotinas hospitalares internas. Será mantida por meio de um financiamento tripartite, uma cooperação entre Município, Estado e Governo Federal.

Uma bênção realizada pelo padre Jarbas Assunção, com a presença da promotora da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro, equipe médica e representantes do município, entre outros, marcou a inauguração da Unidade.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

42

PARABÉNS!
PARABÉNS!

42

BOM
BOM

37

AMEI!
AMEI!

33

KKKK
KKKK

41

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

35

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

35

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

UTI Pediátrica Araguaína Ação Civil Pública

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Ataídes

Ministério Público Eleitoral impugna candidatura de Ataídes de Oliveira

Candidato ao Senado foi condenado por órgão colegiado

Ocorrência

Polícia Civil prende mais um acusado de tráfico de drogas no interior do Estado

De acordo com o Delegado José Lucas Mello, Edinei já estava sendo investigado há dois meses por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira