Friday, 29 de May de 2020

SAÚDE


HGP

Com mais de 30 especialidades, HGP completa 10 anos ofertando serviço à população

11 Aug 2015

Há dez anos, no dia 10 de agosto de 2005, o governador Marcelo Miranda entregava à população tocantinense o Hospital Geral de Palmas (HGP), unidade que contava com 160 leitos cadastrados e 146 médicos. Na época, quem procurava o HGP contava com um serviço de cardiologia sem alta complexidade e uma neurocirurgia que ainda precisava encaminhar pacientes com casos complexos para Goiânia (GO).

 

Passada uma década, a realidade da unidade é outra e, mesmo com as dificuldades, há o que comemorar. Referência para a região Norte do País, o HGP hoje oferece mais de 30 especialidades entre elas endocrinologia, hematologia, infectologia, nefrologia e cirurgia plástica. Somente no pronto-socorro do hospital, são atendidas em média 3.500 pessoas por mês. No ano de 2014, foram cerca de 42 mil atendimentos e apenas no primeiro semestre de 2015, já passaram pelo pronto-socorro do HGP, um total de 24 mil pessoas.

 

"Nós avançamos muito em relação a tudo, desde especialidades, número de profissionais e até a qualidade do serviço. Hoje, o HGP é referência e presta um serviço humanizado, preocupado com o bem-estar do paciente", destacou a diretora geral do HGP, Renata Duran.

 

Trabalhando na unidade desde que foi inaugurada, a assistente social Mariângela de Freitas Mapuoca também aponta melhorias que ocorreram com o passar dos anos. "Tivemos uma melhoria significativa na oferta de serviços, que hoje têm mais qualidade e são em maior quantidade. Aqui, as especialidades estão juntas, facilitando a vida dos profissionais e pacientes, isso é muito importante", destacou.

 

O maior hospital público do Estado também se destaca em outros números. Com seis salas cirúrgicas, somente de janeiro a junho de 2015, foram realizadas 4.786 cirurgias, 47 a mais que em 2014, quando foram realizadas 4.739.  Destas, 1.718 são referentes às cirurgias ortopédicas, que atualmente são a maior demanda do hospital. 

 

Considerada uma unidade de porte III, o HGP conta hoje com oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, 26 de UTI Adulto, 196 de especialidades clínicas e cirúrgicas, 120 de retaguarda e 20 de Unidade Intermediária. Além desses, existem 13 leitos na Sala Vermelha, seis na Sala Amarela e dez na Sala Verde e cinco leitos de hemodinâmica. 

 

Mesmo com essa quantidade de leitos, para oferecer atendimento a um número cada vez maior de pessoas e reduzir o tempo de espera, o Governo do Estado vem buscando retomar as obras de reforma e ampliação do HGP. 
Sem receber da gestão passada o recurso que estava destinado à obra, orçada em R$ 84 milhões, o Estado busca financiamento junto ao Banco do Brasil.

 

"Desde o início do ano, estamos buscando formas de conseguir recurso para que essa obra seja concluída, porque sabemos que isso vai melhorar o atendimento e as condições de trabalho dos nossos profissionais. O Estado está com documentação tramitando junto ao Banco do Brasil e a Secretaria do Tesouro Nacional para ser aprovada e para que assim possa ser liberada a segunda etapa de um financiamento, no valor de R$ 14.556.314,17. Assim que for liberado pela instituição financeira, esse valor será investido na finalização da nova ala da internação e centro cirúrgico, que atualmente são nossas principais necessidades", informou o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha.

 

Com a conclusão das obras, o HGP vai oferecer à população um atendimento cada vez mais humanizado e uma estrutura mais ampla. O centro cirúrgico terá mais 10 salas e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) passará a contar com 60 leitos. O pronto-socorro também receberá investimentos, com um aumento de mais 2.300 m².

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins contabilizou 270 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.277 casos no total, destes, 1.087 pacientes estão recuperados, 2.122 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 68 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira