Friday, 19 de July de 2019

SAÚDE


Unimed

Cooperativa incentiva Doação de Sangue

19 Jun 2019    14:31    alterado em 19/06 às 14:31
Cooperativa incentiva Doação de Sangue

No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data especial criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (14/06/1868 – 26/06/1943), responsável pela descoberta do fator Rh e pelas várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Reafirmando sua preocupação com as questões sociais, a Unimed Palmas desenvolve atividades que estimulem funcionários, médicos cooperados e clientes a praticarem esse gesto de amor tão importante que é a doação de sangue. “A doação é um ato de cidadania e solidariedade, e ao sensibilizarmos os colaboradores da Unimed Palmas sobre a importância e a necessidade de tornar o doador fidelizado, é necessária uma educação continuada para construirmos a cultura da doação de sangue”, ressalta Lorena Cristina Castro Oliveira, coordenadora de recursos humanos da unidade.

O assistente contábil José Ernane Alves Rocha, 36, é um dos colaborares que doa assiduamente. Há 12 anos doou sangue para ajudar um amigo, e hoje doa a cada seis meses sem falta. “A cada doação podemos ajudar quatro pessoas, salvar quatro vidas, e isso é muito gratificante. Poder salvar uma vida já é fantástico, imagine quatro!”, destaca Ernane.

Para Jonas Araújo Machado, 26, auxiliar de contas médicas, e que doa sangue há seis anos, a doação é como um gesto de solidariedade, amor e cidadania. “É minha maneira de ajudar o próximo. Basicamente já criei hábito de doar, e por isso é muito importante pra mim”, afirma Jonas, que a cada 3 meses faz uma nova doação.

Já Joseilton Nunes dos Santos, 26, relata que doa desde os 18 anos, comparece de 4 em 4 meses ao Hemocentro para doar. Para o auxiliar administrativo, a doação é importante porque “de alguma forma posso ajudar as pessoas a saírem de uma situação de risco, e com esse pequeno gesto posso salvar uma vida que pra mim é um bem muito precioso”, disse Joseilton.

Doação de sangue no Tocantins

Segundo dados do Hemocentro Tocantins, entre março de 2018 e março deste ano, 13.464 pessoas doaram sangue. O número ainda é pequeno em relação à quantidade de doadores cadastrados no sistema, que é de 163 mil, e é insuficiente para atender toda a demanda: as bolsas de sangue são distribuídas para 68 hospitais públicos e privados do estado.

Quem pode doar

    Homem ou mulher;
    Entre 16 e 68 anos;
    Ter acima de 50 quilos;
    Não possuir Hepatite B ou C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS - HIV, HTLV;
    Estar bem descansado e alimentado no ato da doação;
    Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias e os homens devem esperar 60 dias para realizar novamente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Internet

Por eventuais abusos, Procon notifica FaceApp, Apple e Google sobre aplicativo que envelhece usuários

O app, sucesso nas redes sociais, simula faces em idades avançadas

TRE-TO

Justiça eleitoral promove debate com indígenas e fomenta inclusão dos povos no processo político

O projeto de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio da Escola Judiciário Ministro Humberto Gomes de Barros.



TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira