Monday, 14 de October de 2019

SAÚDE


Unimed

Cooperativa incentiva Doação de Sangue

19 Jun 2019    14:31    alterado em 19/06 às 14:31
Cooperativa incentiva Doação de Sangue

No mês de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data especial criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (14/06/1868 – 26/06/1943), responsável pela descoberta do fator Rh e pelas várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Reafirmando sua preocupação com as questões sociais, a Unimed Palmas desenvolve atividades que estimulem funcionários, médicos cooperados e clientes a praticarem esse gesto de amor tão importante que é a doação de sangue. “A doação é um ato de cidadania e solidariedade, e ao sensibilizarmos os colaboradores da Unimed Palmas sobre a importância e a necessidade de tornar o doador fidelizado, é necessária uma educação continuada para construirmos a cultura da doação de sangue”, ressalta Lorena Cristina Castro Oliveira, coordenadora de recursos humanos da unidade.

O assistente contábil José Ernane Alves Rocha, 36, é um dos colaborares que doa assiduamente. Há 12 anos doou sangue para ajudar um amigo, e hoje doa a cada seis meses sem falta. “A cada doação podemos ajudar quatro pessoas, salvar quatro vidas, e isso é muito gratificante. Poder salvar uma vida já é fantástico, imagine quatro!”, destaca Ernane.

Para Jonas Araújo Machado, 26, auxiliar de contas médicas, e que doa sangue há seis anos, a doação é como um gesto de solidariedade, amor e cidadania. “É minha maneira de ajudar o próximo. Basicamente já criei hábito de doar, e por isso é muito importante pra mim”, afirma Jonas, que a cada 3 meses faz uma nova doação.

Já Joseilton Nunes dos Santos, 26, relata que doa desde os 18 anos, comparece de 4 em 4 meses ao Hemocentro para doar. Para o auxiliar administrativo, a doação é importante porque “de alguma forma posso ajudar as pessoas a saírem de uma situação de risco, e com esse pequeno gesto posso salvar uma vida que pra mim é um bem muito precioso”, disse Joseilton.

Doação de sangue no Tocantins

Segundo dados do Hemocentro Tocantins, entre março de 2018 e março deste ano, 13.464 pessoas doaram sangue. O número ainda é pequeno em relação à quantidade de doadores cadastrados no sistema, que é de 163 mil, e é insuficiente para atender toda a demanda: as bolsas de sangue são distribuídas para 68 hospitais públicos e privados do estado.

Quem pode doar

    Homem ou mulher;
    Entre 16 e 68 anos;
    Ter acima de 50 quilos;
    Não possuir Hepatite B ou C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS - HIV, HTLV;
    Estar bem descansado e alimentado no ato da doação;
    Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias e os homens devem esperar 60 dias para realizar novamente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira