Thursday, 04 de June de 2020

SAÚDE


Mundo

Covid-19: Nepal fecha Everest e nega visto a atleta brasileiro

14 Mar 2020
Covid-19: Nepal fecha Everest e nega visto a atleta brasileiro

João Carlos Rodovalho terá que adiar o desafio marcado para abril, quando pretendia escalar o Monte Everest, na fronteira entre Nepal e Tibete (China) .O atleta goiano, que não tem a perna esquerda, nem parte do pulmão esquerdo, revelou em entrevista à Agência Brasil em fevereiro que desejava alcançar os 5.364 metros do acampamento-base da montanha de maior altitude no planeta (8.848 metros). Mas, o surto do novo coronavírus (Covid-19) fez com que o visto de entrada dele no Nepal fosse negado.

O ministro do Turismo do país asiático, Yogesh Bhattarai, informou que as expedições a todos os picos na temporada de primavera (março a maio) foram suspensas. O Nepal (que, por enquanto, confirmou somente um caso de covid-19) tem oito das 14 montanhas mais altas do mundo, e arrecada mais de R$ 21 milhões com permissões para alpinistas. A China, onde o surto teve início, já havia anunciado o fechamento de seu lado da montanha.

"É totalmente compreensível neste momento que alguns países estejam fechando suas fronteiras para conter o avanço do coronavírus. Infelizmente, o mês de abril e a temporada da primavera no hemisfério norte são as melhores épocas do ano para subir o Everest. Porém, não vou desistir do meu objetivo e, brevemente, quando a situação de emergência passar, cumprirei mais este desafio que tem um significado especial para mim", disse João Saci, como é conhecido.

O brasileiro, que perdeu a perna e parte do pulmão devido a cinco cânceres (sarcomas de Ewing), deseja repetir feitos de outros alpinistas com deficiência. Em 2006, o neozelandês Mark Inglis, que teve as duas pernas congeladas durante uma escalada em 1982, chegou ao topo do Everest usando somente próteses. Em 2018, o chinês Xia Boyu, amputado das duas pernas por causa de um câncer em 1996, alcançou o cume do monte aos 69 anos.

É apenas a segunda vez, nos últimos anos, que o Nepal interrompe a temporada de alpinismo. Há cinco anos, o terremoto que atingiu o país em 25 de abril e vitimou cerca de nove mil pessoas, levou as expedições a serem suspensas. - Agência Brasil

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 187 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.881 casos no total, destes, 1.828 pacientes estão recuperados, 2.966 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 87 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um d



Investimentos

Governo do Tocantins entrega unidades habitacionais, realiza manutenção de rodovias e busca recursos para início de obras

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins seguiu, no mês de maio, realizando os serviços e obras essenciais nas áreas de infraestrutura, cidades e habitação em todo o Estado.


Beleza

Dermatologista ensina 5 dicas infalíveis para cuidar dos cabelos em casa durante a quarentena

A dermatologista e especialista em estética capilar Dra. Hellisse Bastos ensina 5 dicas para cuidar dos cabelos em casa e manter a saúde e beleza dos fios durante a quarentena.


Igeprev

Deputados sabatinam presidente do Igeprev sobre mudanças em conselhos do Instituto

Sobre os repasses ao Igeprev, questionado pelo deputado Professor Júnior Geo (PROS), Sharlles Bezerra afirmou que o Governo tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados em governos anteriores.


Brasil

Nova Campanha de Coca-Cola traz Mensagem de Esperança


Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira