Saturday, 19 de September de 2020

SAÚDE


CRMV

CRMV Tocantins pede quegoverno e municípios incluam estabelecimentos veterinários e de venda de alimentação animal como atividades essenciais

25 Mar 2020

A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca enviou nesta segunda-feira, dia 23, ofícios ao Governador do Estado Mauro Carlesse e aos gestores das prefeituras para que incluam a medicina veterinária e zootecnia nos Serviços Essenciais à População. A medida visa a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos veterinários e de venda de alimentação animal, durante a pandemia do COVID-19.

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins – CRMV/TO, solicita que clínicas, consultórios e hospitais veterinários mantenham o funcionamento durante a vigência do Decreto Estadual nº 6.072/2020 e dos demais decretos que estão sendo publicados pelos municípios em razão do COVD-19, obedecendo as recomendações adotadas pela OMS, Ministério da Saúde e CFMV/CRMV. Também devem continuar funcionando Pet-shops e comércios destinados a alimentação animal, estes últimos porque comercializam itens básicos de subsistência e saúde aos animais, tais como vacinas, medicamentos e alimentos veterinários.

 

O documento do CRMV Tocantins ressalta que, além de necessitarem se alimentar com ração adequada, com o isolamento social os animais estarão em maior contato com seus tutores, sendo que muitos pets precisam de acompanhamento médico veterinário e de medicamentos por terem doenças e/ou puderem adoecer neste período. “Chamamos a atenção para as zoonoses como, por exemplo, leishmaniose que é epidêmica em nosso Estado e que pode contaminar o homem, bem como leptospirose, esporotricose, entre outras”, explicou.

“É importante ressaltarmos que as atividades de medicina veterinária e zootecnia não podem ser confundidas com comércio, mas sim uma atividade inerente ao bem-estar e saúde animal, e também da saúde humana. As atividades estão contempladas no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei Federal n° 13.979, que definiu em seu art. 3º os seguintes serviços essenciais e que não podem ser interrompidos”, enfatizou a presidente.

 

Desde 1998, a medicina veterinária é reconhecida como profissão a área de Saúde (Resolução CNS 287/98) pelo Ministério da Saúde, provando o papel fundamental deste profissional na Construção da Atenção Básica de Saúde no Sistema Único. A OMS – Organização Mundial de Saúde já se manifestou ratificando que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfrentamento de pandemias, como a que ocorre atualmente.

Vale lembrar que mesmo em regime de funcionamento, os estabelecimentos devem seguir as recomendações das autoridades sanitárias de saúde animal e humana, evitando a proliferação do COVID-19, como reforçar a higienização, agendamento de atendimento e limitação da visitação, remarcação de procedimentos eletivos, entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 885 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 190.325 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 62.498 casos confirmados. Destes, 44.830 pacientes estão recuperados, 16.818 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 850 pacientes foram a óbito.

Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira