Thursday, 02 de April de 2020

SAÚDE


CRMV

CRMV Tocantins pede quegoverno e municípios incluam estabelecimentos veterinários e de venda de alimentação animal como atividades essenciais

25 Mar 2020

A presidente do CRMV Tocantins Márcia Helena da Fonseca enviou nesta segunda-feira, dia 23, ofícios ao Governador do Estado Mauro Carlesse e aos gestores das prefeituras para que incluam a medicina veterinária e zootecnia nos Serviços Essenciais à População. A medida visa a manutenção do funcionamento dos estabelecimentos veterinários e de venda de alimentação animal, durante a pandemia do COVID-19.

 

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Tocantins – CRMV/TO, solicita que clínicas, consultórios e hospitais veterinários mantenham o funcionamento durante a vigência do Decreto Estadual nº 6.072/2020 e dos demais decretos que estão sendo publicados pelos municípios em razão do COVD-19, obedecendo as recomendações adotadas pela OMS, Ministério da Saúde e CFMV/CRMV. Também devem continuar funcionando Pet-shops e comércios destinados a alimentação animal, estes últimos porque comercializam itens básicos de subsistência e saúde aos animais, tais como vacinas, medicamentos e alimentos veterinários.

 

O documento do CRMV Tocantins ressalta que, além de necessitarem se alimentar com ração adequada, com o isolamento social os animais estarão em maior contato com seus tutores, sendo que muitos pets precisam de acompanhamento médico veterinário e de medicamentos por terem doenças e/ou puderem adoecer neste período. “Chamamos a atenção para as zoonoses como, por exemplo, leishmaniose que é epidêmica em nosso Estado e que pode contaminar o homem, bem como leptospirose, esporotricose, entre outras”, explicou.

“É importante ressaltarmos que as atividades de medicina veterinária e zootecnia não podem ser confundidas com comércio, mas sim uma atividade inerente ao bem-estar e saúde animal, e também da saúde humana. As atividades estão contempladas no Decreto Federal nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei Federal n° 13.979, que definiu em seu art. 3º os seguintes serviços essenciais e que não podem ser interrompidos”, enfatizou a presidente.

 

Desde 1998, a medicina veterinária é reconhecida como profissão a área de Saúde (Resolução CNS 287/98) pelo Ministério da Saúde, provando o papel fundamental deste profissional na Construção da Atenção Básica de Saúde no Sistema Único. A OMS – Organização Mundial de Saúde já se manifestou ratificando que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfrentamento de pandemias, como a que ocorre atualmente.

Vale lembrar que mesmo em regime de funcionamento, os estabelecimentos devem seguir as recomendações das autoridades sanitárias de saúde animal e humana, evitando a proliferação do COVID-19, como reforçar a higienização, agendamento de atendimento e limitação da visitação, remarcação de procedimentos eletivos, entre outros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Auxílio emergencial é publicado e governo abre crédito de R$ 98 bi

Vetos à nova lei não alteram valores nem critérios do programa

Condenação

MPTO obtém condenação de ex-prefeito de Palmas Raul Filho e da esposa por esquema criminoso envolvendo empresa responsável por limpeza e coleta de lixo

Os dois políticos e mais 12 pessoas foram denunciados pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) por formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude à licitação, dispensa de licitação fora das hipóteses previstas em lei, apropriação indébita e desvio de


Pandemia

Governo do Estado disponibiliza informações sobre contratos referentes à Covid-19 no Portal da Transparência

O objetivo é garantir a transparência e a publicidade quanto aos gastos referentes ao enfrentamento da Covid-19 no Estado


Atendimento remoto

Após ampliação, Delegacia Virtual bate recorde e registra 1028 ocorrências em março

O número foi muito superior ao registrado em fevereiro, que fechou com 626 Boletins de Ocorrência.


DOU

Mais de sessenta municípios tocantinenses têm incremento do PAB, informa ATM


Saúde

Ambulatório do Hospital Geral de Palmas é entregue após reforma


EDUCAÇÃO E PANDEMIA

Ano letivo poderá ter menos de 200 dias, diz Ministério da Educação


Pandemia

Portaria autoriza mototaxistas de Palmas a fazerem serviço de entregas durante período de isolamento social


Infraestrutura

Trecho da TO-010, entre Lajeado e Tocantínia, começa a receber melhorias


Alerta

Ayres defende que sem isolamento social municípios não podem decretar calamidade pública



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira