Friday, 22 de February de 2019

SAÚDE


Treinamento

Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

01 Feb 2019    20:38
Nielcem Fernandes Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível EpiSUS-Fundamental encerra sua primeira oficina nesta sexta-feira, 01, formada por 26 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios. O treinamento é coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde.

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, ficando estes servidores no final do curso, responsáveis para atender as demandas epidemiologia da região.

Tânia Portella, instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, explica como funciona a capacitação. “O curso tem a duração de três meses, onde acontecerá em três oficinas. Essa primeira oficina acontece de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, a segunda em março e a terceira oficina final será em abril. O público alvo são profissionais da área de saúde, da vigilância, atenção primaria, laboratórios e nosso foco é epidemiologia de campo, então trabalhamos conteúdos de epidemiologia básica, desde conceitos básicos de vigilância e também o controle de surtos e epidemias.”
Ela explica ainda que a estrutura do curso contempla um instrutor nacional, que vem e ministra todas as aulas. “Temos o apoio do Estado que fornece e disponibilizam técnicos que são nossos tutores, eles que vão acompanhar os alunos para que eles possam desenvolver as atividades em campo e apresentar na próxima oficina.”

Orcélia Sales do Núcleo de Educação Permanente –NEP/SVPPS, é uma das tutoras e fala dos benefícios do treinamento no processo de trabalho para a Saúde do Estado. “Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados.”

EPISUS – O EpiSUS é um treinamento oferecido pela SVS para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reunião

Governo e Prefeitura de Palmas debatem ICMS do diesel, regularização fundiária e hospital da Capital

Reunião ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira, 21, no Palácio Araguaia

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira