Wednesday, 21 de August de 2019

SAÚDE


Treinamento

Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

01 Feb 2019    20:38
Nielcem Fernandes Curso EpiSUS-Fundamental inicia primeira turma de técnicos das vigilâncias epidemiológicas

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível EpiSUS-Fundamental encerra sua primeira oficina nesta sexta-feira, 01, formada por 26 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios. O treinamento é coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde.

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, ficando estes servidores no final do curso, responsáveis para atender as demandas epidemiologia da região.

Tânia Portella, instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, explica como funciona a capacitação. “O curso tem a duração de três meses, onde acontecerá em três oficinas. Essa primeira oficina acontece de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, a segunda em março e a terceira oficina final será em abril. O público alvo são profissionais da área de saúde, da vigilância, atenção primaria, laboratórios e nosso foco é epidemiologia de campo, então trabalhamos conteúdos de epidemiologia básica, desde conceitos básicos de vigilância e também o controle de surtos e epidemias.”
Ela explica ainda que a estrutura do curso contempla um instrutor nacional, que vem e ministra todas as aulas. “Temos o apoio do Estado que fornece e disponibilizam técnicos que são nossos tutores, eles que vão acompanhar os alunos para que eles possam desenvolver as atividades em campo e apresentar na próxima oficina.”

Orcélia Sales do Núcleo de Educação Permanente –NEP/SVPPS, é uma das tutoras e fala dos benefícios do treinamento no processo de trabalho para a Saúde do Estado. “Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados.”

EPISUS – O EpiSUS é um treinamento oferecido pela SVS para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira