Wednesday, 21 de October de 2020

SAÚDE


Pandemia

Defensoria Pública requer ampliação de leitos de UTI covid-19 diante da demanda em Gurupi

22 Jul 2020
 Defensoria Pública requer ampliação de leitos de UTI covid-19 diante da demanda em Gurupi

Diante do aumento da demanda por leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com covid-19 no Hospital Regional de Gurupi, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) requer à Justiça decisão para ampliação de novos leitos e, na impossibilidade das unidades serem na rede pública, que seja iniciada a implantação de um hospital de campanha a fim de atender a demanda que é crescente na cidade e na região Sul do Estado.


A Tutela Antecipada de Caráter Antecedente de Ação Civil foi proposta pelo coordenador em substituição do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Sandro Ferreira, e pela coordenadora do Núcleo Aplicado de Defesa das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Gurupi, defensora pública Lara Gomides. No pedido, os defensores públicos apontam que o Hospital Regional de Gurupi conta com dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 e atende inúmeros municípios referenciados, alguns com pontos extremamente distantes. Segundo eles, o Hospital já encontrou momentos de colapso e pacientes precisaram se deslocar para Palmas ou Araguaína em busca de vagas.


Outro ponto destacado pelo Nusa e Nuamac é que Gurupi tem um importante papel na atenção da saúde dos povos indígenas no tratamento dos casos agravados de covid-19, dada seu alcance sobre a Ilha do Bananal e região. 


Conforme informações da Secretaria Estadual da Saúde, o Hospital Regional de Gurupi é considerado uma unidade de Porte III, sendo referência para outros 18 municípios: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Alvorada, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jau do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeiropólis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira,Talismã. 


Situação de alerta


O pedido aponta, ainda, o crescente número de casos da doença na região sul. Em 14 dias, de 2 a 16 de julho, conforme relatório situacional, a região saltou de 1.116 casos para 2.145. Só nesta terça-feira, 21, o boletim epidemiológico do Estado trouxe a informação de 357 novos pacientes de covid-19 no Tocantins sendo, destes, 59 residentes em Gurupi. Ontem, o Município foi o segundo com mais casos registrados, ficando atrás de Palmas, com 115 novos casos registrados da doença. Com 614 casos acumulados, Gurupi é, atualmente, o quarto município do Tocantins com mais registros acumulados da doença (dados do boletim epidemiológico de 21/07/2020).  Seis pessoas da cidade morreram em decorrência de complicações da covid-19.


O Boletim Epidemiológico do Estado de 21/07/2020 está disponível na íntegra no link https://central3.to.gov.br/arquivo/519000/.


Na última semana, a Defensoria Pública, por meio do Nusa, já havia alertado sobre a necessidade de ampliação de leitos de covid-19 em Gurupi. O vídeo está publicado nos perfis da Defensoria nas redes sociais e também no canal da DPE-TO no Youtube.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Presidente da ALETO, Antonio Andrade recebe homenagens dos parlamentares

A solenidade foi iniciada com a benção do padre Eldeir, que deixou uma mensagem de fé, renovação e sabedoria ao aniversariante, com os votos de sucesso na condução dos trabalhos da Casa e na sua missão política em favor dos mais necessitados.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira