Saturday, 25 de January de 2020

SAÚDE


Nesta sexta

Dia “D” encerra Semana de combate ao Aedes

07 Dec 2019
André Araújo – Governo do Tocantins Dia “D” encerra Semana de combate ao Aedes

Com o auditório da escola Estadual Elizângela Glória Cardoso lotado, foi encerrada nesta sexta-feira, 06, a “Semana Nacional de Combate ao Aedes”, com dia “D”, em Palmas. A programação começou, às 8h, foi organizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde e demais membros da Sala de Coordenação e Controle contra o Aedes Aegypti.

O evento foi aberto com boa música da orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, composta por estudantes da Escola Municipal Beatriz Rodrigues e com a apresentação teatral, 'Cremilda Contra a Dengue, ' da Companhia de Teatro Trupe da Cultura. No encerramento, todos foram convidados a observar uma exposição sobre o mosquito, no pátio da escola.

Representando o secretário Estadual de Saúde (SES), Edgar Tollini, a responsável pela Sala de Controle e Combate ao Aedes, Renata Braga, disse que “durante a Semana as ações se intensificam, mas as atividades de combate ao mosquito são integradas e contínuas durante o ano inteiro, em todo o Estado. Recentemente, realizamos a reunião anual para direcionamento estratégico com os municípios do Tocantins e estamos trabalhando na atualização em epidemiologia de dengue, Zika e chikungunya, ou seja, nas três esferas de governo estamos todos engajados, porém, a mobilização da sociedade traduz uma das ações mais eficazes à prevenção das arboviroses.”

O Secretário Municipal de Saúde (Semus), Daniel Borini, reiterou a importância da colaboração cotidiana da população ao afirmar que “para diminuirmos o número de caso de dengue depende, fundamentalmente, de cada um de nós. Não podemos esperar apenas pelo agente de saúde porque no ano passado 80% foram dos focos encontrados dentro dos domicílios. Então, se tirarmos dez minutos do nosso dia para cuidar do seu domicílio e, até orientar o vizinho para aí sim, vencermos essa guerra”.

Para a estudante, Lauanne Andrade, essas ações são importantes para a conscientização das pessoas. Ela afirmou que o vizinho quase morreu por causa da dengue, depois disso a mãe dele passou a ter mais cuidado com as vistorias no quintal. Ela garantiu que sabe como ajudar, “lá em casa amassamos as latinhas para não encher de água, não deixamos lixo acumulado e colocamos terra nas vasilhas de plantas,” finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Incentivo fiscal

Governo do Tocantins se reúne com companhias aéreas para discutir ampliação de rotas no Estado

Secretário Tom Lyra também apresentou a política de incentivo fiscal do setor às empresas aéreas


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira