Thursday, 21 de February de 2019

SAÚDE


Palmas

Dia Mundial e Estadual de Luta Contra a Hanseníase é discutido em roda de conversa

01 Dec 2018    00:19    alterado em 01/12 às 00:19
Dia Mundial e Estadual de Luta Contra a Hanseníase é discutido em roda de conversa

Visando esclarecer sobre a hanseníase, alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas e incentivar a procura pelos serviços de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde através da assessoria de hanseníase, promove anualmente a Campanha do Dia Mundial e Estadual de Luta Contra a Hanseníase. O evento será realizado no período de 3 a 7 de dezembro em uma roda de conversa com todos os servidores da SES-TO, no auditório do 4 andar , ANEXO I, com início às 8h.

Suen Oliveira Santos, responsável pela área técnica de hanseníase falou da importância de promover atividades de educação em saúde. “Essas ações favorecem a redução do estigma e do preconceito que permeiam a doença, bem como a quebra da cadeia de transmissão.”

Ela explicou ainda, que na ocasião será disponibilizado formulários para preenchimento individual dos servidores para realizar triagem. “Caso alguém apresente algum agravo estaremos realizando consulta também.”

Dados
No ano de 2017, o Brasil diagnosticou 26.875 casos novos de hanseníase e o Tocantins 1241 casos novos. Este ano no período de janeiro a setembro o Tocantins diagnosticou 1241 casos novos de hanseníase, sendo que o município de Palmas diagnosticou 572 casos.

Detecção e Tratamento
A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação e investigação compulsória, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, capaz de infectar grande número de pessoas.

A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento para outra, após um contato próximo e prolongado, especialmente os de convivência domiciliar.  A doença, que atinge pele e nervos tem cura. Se não diagnosticada e tratada precocemente, pode causar incapacidades e deformidades físicas.

Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas procurem o serviço de saúde ao aparecimento de manchas em qualquer parte do corpo, principalmente se essa mancha apresentar alteração de sensibilidade ao calor e ao toque, configurando como um dos sinais e sintomas sugestivos da doença.

O tratamento ofertado pelo SUS nas unidades públicas de saúde de todo o país é feito por via oral, com a Poliquimioterapia (PQT), uma associação de três antibióticos. O esquema de tratamento depende da classificação da doença: Paucibacilar (PB) com seis doses em até nove meses, ou Multibacilar (MB), com 12 doses em até 18 meses. Além do exame dermatológico, os pacientes deverão ser submetidos a uma avaliação neurológica simplificada, orientados quanto aos cuidados com olhos, mãos e pés para prevenção de incapacidades

COMPARTILHE:


Confira também:


Restituição de Milhões

Estado pode ter que restituir ao Município de Palmas centenas de milhões de reais recebidos na época da construção da capital

O processo tramita sob o número 5001566-62.2002.827.2729, na 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Palmas.

TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás

A obra faz parte da nova fase do contrato de financiamento para o Estado pelo Banco Mundial, em um montante em torno de R$ 500 milhões, que prevê outras metas e estratégias para o Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS) a serem cumprida


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde

Conforme o decreto, a Câmara de Acompanhamento de Ações e Serviços de Saúde se reunirá em sessões semanais, não sendo seus membros remunerados para a função.


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública

A Assembleia vai lançar um aplicativo de acesso às leis estaduais e criar uma comissão para acompanhar temas ligados a indígenas e quilombolas.


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira