Thursday, 09 de April de 2020

SAÚDE


Educação inicia atividades alusivas à Semana da Deficiência Visual

09 Dec 2019
Elias Oliveira/Governo do Tocantins Educação inicia atividades alusivas à Semana da Deficiência Visual

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou nesta segunda-feira, 9, a programação da III Semana da Deficiência Visual, com estudantes e professores lembrando a importância da educação inclusiva. A abertura foi realizada às 8 horas, no hall da Seduc.

A secretária Adriana Aguiar destacou a importância do momento para a reflexão sobre a educação inclusiva. “É uma ocasião para comemorar, são pessoas que nos dão exemplo de força, de determinação e de superação. Temos muito o que aprender com os alunos e professores que integram a educação especial”, explicou.

A programação está sendo coordenada pela gerente de Educação Especial, Paola Regina Martins Bruno, que ressaltou avanços significativos que a educação especial vem alcançando ao longo dos anos.

Maria Roseni é mãe de João Pedro, de 16 anos, ela contou que, desde os quatro meses de idade, passou e levar o filho para o Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes da Seduc. “Lá, meu filho desenvolveu o tato, a audição, e, hoje, ele é um menino que procura ser independente. Ele canta, estuda e não imagino como seria a sua vida sem esse atendimento”, contou Maria Roseni.

João Paulo, por sua vez, aproveitou a ocasião para cantar e deixar uma mensagem de união e esperança nesse período que se comemora o Natal. Por causa de uma microcefalia, João Pedro tem algumas limitações, mas isso não o impede de desenvolver suas habilidades.

Outra pessoa que apresentou foi a professora Maria Dinalva Tavares Carneiro, com deficiência visual. Ela coordenou a parte devocional e frisou as deficiências sociais e humanas. “Temos uma sociedade com problemas, pessoas com coração fechado, o que considero uma das principais deficiências. Precisamos desenvolver um coração que floresce, que transmite alegria e esperança”, frisou Maria Dinalva.

A semana da Deficiência Visual tem o objetivo de informar, conscientizar e sensibilizar estudantes, professores e a sociedade sobre os avanços da inclusão social e educativa.

Programação

A primeira palestrante do dia foi com a oftalmologista Susan Erika Yano da Silva Mocelin, que abordou o tema O profissional da oftalmologia e o atendimento às pessoas com deficiência visual – saúde ocular e as principais patologias. Ela falou da prevenção e das principais doenças oculares, como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, catarata e outras enfermidades. “De acordo com os estudos, mais de 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados, por isso, é tão importante a informação. Em alguns casos, poderemos reduzir os riscos de cegueira e, nos casos irreversíveis, poderemos orientar a conviver com a doença e a melhorar a convivência social”, ressaltou Susan.

No período da tarde, as atividades serão realizadas no Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes. Às 14 horas, haverá uma palestra sobre O atendimento educacional e a educação precoce com a abordagem precursora ao processo de educação infantil da criança com deficiência visual, com a professora especialista Luana Arrais Resende.

Em seguida, o professor Leidmar Bastos Lima Coelho, coordenará uma oficina denominada O Sistema Braille como recurso didático-pedagógico e comunicacional para pessoas com deficiência visual.

A programação segue durante a semana. Na terça-feira, 10, haverá uma atividade de recreação e lazer com um passeio ciclístico no Parque Cesamar, atividade coordenada pela professora Ana Paula Viana Oliveira.

No período da tarde, serão realizadas atividades de arquitetura e desenho universal, com a professora Andressa Kucla da Rocha Brzezinski.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Grau de fiscalização dos decretos Municipais é determinante para evitar possíveis contágios no Tocantins, diz ATM

Prefeituras devem promover forças-tarefa de fiscalização para orientar população sobre isolamento social e monitorar atendimentos no comércio


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira