Saturday, 16 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Educadores são mobilizados quanto ao controle e combate à leishmaniose

07 Aug 2018    23:27
ASCOM/Divulgação Educadores são mobilizados quanto ao controle e combate à leishmaniose Educadores puderam conferir a amostra do vetor da leishmaniose, popularmente conhecido como mosquito palha

Educadores da Escola Municipal Paulo Freire (Arno 32) aprenderam na manhã desta terça-feira, 07, um pouco mais sobre o controle e combate à leishmaniose. A mobilização faz parte da programação da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose realizada pela Secretaria da Saúde através da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).

 

Na ocasião, os educadores assistiram a palestras com os biólogos Ana Cristina Pereira e Anderson Brito e médico veterinário Leandro Chaves. O foco é fazer com que a comunidade escolar seja multiplicadora dessas informações. “O objetivo nosso é que eles sejam multiplicadores dessas informações para os alunos sobre o controle e combate à leishmaniose que é uma doença de letalidade muito alta. Quanto mais as pessoas estão informadas melhor para combater a doença”, disse Ana Cristina, enfatizando alguns cuidados necessários. “Orientamos a população a manter seus quintais limpos, tirar frutos e folhas, madeiras em decomposição, evitar criar galinhas que é fonte alimento do vetor, a fêmea se alimenta do sangue para maturar seus ovos, então a gente orienta a não criar galinha dentro da cidade”, ressaltou.

 

A diretora da escola Josileide Gonçalves considerou o assunto bastante oportuno e sugeriu que a parceria se estenda até o momento de formação dos professores que se dá sempre antes do início das aulas. “É um momento de grande valia não só para o educador, mas como para toda a sociedade, porque ele vai fazer esse repasse para as nossas crianças e elas como sempre são excelentes transmissoras de conhecimento e cobram mesmo dos pais, quanto ao cuidado com a higiene, do lar, com o lixo, e os professores têm que estar sensibilizados com essas causas e tudo é conhecimento, cidadania, e nós precisamos de fato dessas parcerias. Um dos nossos grandes objetivos é trabalhar a cidadania das nossas crianças, o ato cidadão”, complementou.

 

 

Demais ações

 

A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose segue nesta quarta-feira, 08, das 17 às 22 horas, com atividades no estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, que vão desde a realização de testes rápidos em cães para detecção da doença a explicações sobre a doença, exposições do vetor, vacinação antirrábica para cães e gatos, feira de adoção de cães e gatos, entre outros. Na quinta, 09, essas mesmas atividades serão realizadas no Parque dos Povos Indígenas, também das 17 às 22 horas.

 

A programação da semana termina na sexta, 10, no auditório do Anexo I da Sesau, das 8 às 12 horas, com o lançamento do curso “8 Toques para a Leishmaniose”, que será oferecido pelo Governo do Estado aos médicos da rede municipal. No mesmo dia, das 9 às 11 horas, universitários participam de uma vivência técnica na UVCZ onde conhecerão todas as áreas de atuação do órgão e aprenderão mais sobre as leishmanioses.

 

Confira a programação

 

08/08

17 às 22 horas - Ações voltadas ao público como testes rápidos em cães para detecção da doença a explicações sobre a doença, exposições do vetor, vacinação antirrábica, feira de adoção de cães e gatos, entre outros.

Local: Ginásio Ayrton Senna

 

09/08

17 às 22 horas - Ações voltadas ao público como testes rápidos em cães para detecção da doença a explicações sobre a doença, exposições do vetor, vacinação Antirrábica para cães e gatos, feira de adoção de cães e gatos, entre outros.

Local: Parque dos Povos Indígenas

 

10/08

8 às 12 horas - Lançamento do curso “8 Toques para a Leishmaniose” que será oferecido pelo Governo do Estado aos médicos da rede municipal

Local: Anexo 1 da Secretaria Estadual de Saúde (auditório)

 

9 às 11 horas - Vivência técnica de uma universidade na UVCZ, com apresentação dos setores e palestras sobre o agravo


COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira