Friday, 27 de April de 2018

Friday, 27 de April de 2018

SAÚDE


Saúde

Especialização do Sírio-Libanês encerra com apresentação de projetos elaborados pelos profissionais de saúde

30 Nov 2017

Redação Semus
 
Os 12 Projetos Aplicativos, elaborados ao longo das especializações em Vigilância em Saúde, Regulação no SUS e Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, serão apresentados pelos profissionais das redes municipal e estadual de saúde que estão concluindo os cursos. As apresentações acontecem nesta quinta, 30, no auditório da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), na Arse 13, durante o 11º Encontro de Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem.
 
As especializações foram desenvolvidas numa parceria entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO), Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e Secretaria Estadual da Saúde por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (ETSUS). O encontro terá um segundo momento na manhã desta sexta-feira, 1º de dezembro, na ETSUS e à tarde retorna para Unitins.
 
Os Projetos Aplicativos são propostas de intervenção construídas a partir da identificação de problemas por parte dos alunos de cada especialização. "A intenção deste encontro é a promoção de um espaço para o diálogo e contribuições que ampliem a possibilidade de aplicação dos projetos em cada contexto estudado", destaca a gestora de Aprendizagem do IEP/HSL, Aniara Nascimento.
 
De acordo com o docente e facilitador de Aprendizagem do Curso de Vigilância em Saúde, Marcos Fabiano Monteiro da Costa, serão apresentados projetos desenvolvidos em grupos compostos por técnicos e gestores que atuam na saúde. "Os projetos têm foco na melhoria do trabalho e dos atendimentos e no cuidado mais qualificado aos usuários. Consistem também em intervenções para um melhor planejamento das ações de saúde, com um olhar mais ampliado, com raciocínio epidemiológico, trabalhando numa assistência mais qualificada e com o olhar de rede. Hoje a lógica é trabalhar em rede, com informações qualificadas que ajude o gestor na tomada de decisão das ações de saúde", ressalta o facilitador.
 
Além da apresentação dos projetos, haverá visitação aos banners sobre os trabalhos desenvolvidos, momento de contribuições, perguntas e análises.
 
Confira a programação
 
Quinta (30 de novembro)

Local: Auditório da Unitins (Arse 13)
8 horas - Acolhida
8h30 - Mesa de abertura com gestores de saúde municipal e estadual e representante IEP/Sírio Libanês
9h30 - Apresentação dos projetos:
 
Vigilância em Saúde: "Tecnologias Inovadoras em Saúde: Perspectivas e Desafios no Estado do Tocantins", "Qualificando as Informações Notificadas no SINAN pelos Profissionais da Rede de Saúde de Palmas", "Metamorfose - Inovação dos Processos de Trabalho da Vigilância com Vistas a Redução da Sífilis em Gestantes e Congênita no Tocantins", e "Transcedentes - Fortalecimento da análise da situação de saúde em Palmas, Tocantins".
 
Regulação em Saúde: "UniverSUS - Regulação do Acesso: As práticas regulatórias entre os pontos de atenção à saúde da rede hospitalar do Estado do Tocantins", "Regula Fácil - Oficinas de Articulação e Integração, como estratégia para o fortalecimento dos espaços de diálogos na RAS de Palmas – TO", "Agiliza SUS - Despreparo dos Profissionais da Regulação de Saúde das Regiões Ilha do Bananal e Amor Perfeito, pela insuficiência de Educação Permanente que dialogue com o perfil de competência, dificultando a organização dos processos de trabalho", "Regula SUS - Fortalecer a Regulação Integrada em Saúde na Região da Ilha do Bananal no ambulatório de especialidade do Hospital Regional de Gurupi: Possibilidades para o cumprimento do princípio da equidade".
 
Gestão da Clínica: "Integralidade - Utilização do teste rápido como cuidado essencial no período pré-natal para redução de sífilis em gestantes", "Inovação - Práticas de Acolhimento para os Trabalhadores do Pronto Socorro adulto do Hospital de Referência de Gurupi/TO", "Esperança - A implantação da alta responsável da puerperal do Hospital de Referência de Gurupi – TO para Unidade de Saúde da Família Manoel Pedro Pires Filho Cariri - TO: uma proposta de modelo para a gestão", "Humanizar - Humanização e acolhimento: Práticas includentes na saúde com ênfase na Atenção Básica dos municípios de Porto Nacional e Dueré – Tocantins".
 
12 horas - Intervalo para almoço
14 às 18 horas - Apresentação dos Banners dos projetos
 
Sexta (1º de dezembro)

Local: Escola Tocantinense do SUS (ETSUS)
8 às 12 horas - Oficina de Trabalho e Avaliação com os grupos, facilitadores e especialista do IEP/HSL
Local: Auditório da Unitins (Arse 13)
14 às 17 horas - Avaliações
18 horas - Coquetel

(Edição: Lorena Karlla)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

7

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

5

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Acidente

Ex-deputado federal Júnior Coimbra morre em grave acidente de carro

Acompanhavam o ex-deputado no carro, o coronel Ribamar Pereira, o ex-secretário Adir Gentil, e o vereador Thiago Andrino


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira