Tuesday, 22 de October de 2019

SAÚDE


Sesau

Estado garante formação continuada para profissionais da saúde com o uso de tecnologias

12 Mar 2015

Na Unidade Básica de Saúde, na Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ou até mesmo em suas casas, os profissionais da saúde, utilizando um computador, smartphone ou tablet, com acesso a Internet,  participam das capacitações e atualizações.  Enquanto o Núcleo de Telessaúde oferece o ambiente físico e as tecnologias para as transmissões virtuais, os profissionais da Diretoria da Atenção Primária produzem os conteúdos e realizam as capacitações.
 
Mais de 500 equipes da ESF, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e da Saúde Bucal recebem acompanhamento no Estado. A técnica de Alimentação e Nutrição da Sesau, Andressa Cabral Bezerra, destaca as vantagens do uso das tecnologias. "As webconferências nos ajudam a termos um contato mais abrangente com os profissionais, diminuem custos, e o tempo dos profissionais é melhor aproveitado, sendo que eles não precisam se deslocar", destacou.
 
Desafio
 
Ainda de acordo com a técnica Andressa Cabral, o uso das tecnologias, no início, foi um desafio que já está sendo superado. "Dependendo das temáticas que são trabalhadas, a participação dos municípios se mostra cada vez mais significativa. A tecnologia vem para ajudar e quanto mais a gente aproveitá-la de forma positiva, a troca de informação será mais abrangente. Esse é o caminho e tem que ser estimulado", ressaltou.
 
Atualização
 
Os programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde e as políticas estaduais de Saúde passam por atualizações, assim como surgem novidades que precisam ser levadas até os profissionais. Nesse contexto,  de acordo com Andressa, as webconferências têm se mostrado uma ferramenta muito eficiente. "Temos a possibilidade de entrar em contato com os municípios por meio dessa abordagem. Através da web, fazemos as capacitações, acompanhamentos, reuniões e levamos as novidades dos programas", ressaltou.
 
 
Telessaúde
 
O Programa Nacional de Telessaúde é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente às equipes da Estratégia Saúde da Família. O Telessaúde visa, em última análise, auxiliar na melhoria da qualidade de atendimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A gerente do Núcleo Técnico Científico Telessaúde Tocantins Redes, em Palmas, Michelle Filgueira, destaca a parceria com o Estado. "A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria da Atenção Primária, foi, desde o início, junto com a UFT, grande apoiadora. Elaboramos o projeto em conjunto, e a maioria dos nossos conteúdos são elaborados pelas áreas técnicas da Sesau", disse.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

HGP volta a registrar menor índice de ocupação operando com 81% de sua capacidade

Número é resultado do novo fluxo de atendimentos aos pacientes implantado na unidade hospitalar


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira