O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Pandemia

26/05/2020

Estudo nacional atesta que não há subnotificação de Covid-19 no Tocantins

Secretário de Saúde, Edgar Tolini, ressalta que testagem em massa proporciona maior controle da doença

Nielcem Fernandes/Nielcem Fernandes

O estudo coordenadopelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal dePelotas (RS), denominado EPICOVID19-BR, cuja coleta de dados foirealizada pelo Ibope Inteligência, resultou em zero casosconfirmados para a doença entre as 731 pessoas sorteadas para apesquisa, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, nas cidades dePalmas, Araguaína e Gurupi.

“Nós estamoscontrolando o que temos. O trabalho continua sendo feito e asecretaria está fazendo testagem em massa, alguns municípios maisdo que outros e o resultado é um número crescente de casos, maspodemos dizer com tranquilidade que não temos subnotificação”,afirmou o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

De acordo com oúltimo Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira, 26, oTocantins registra 2.858 casos confirmados de Covid-19, dos quais 64evoluíram a óbito. “Esses números podem aumentar, porque estamostestando mais que a maioria dos demais estados da federação. Dessetotal de casos, 106 encontram-se internados, o que representa cercade 4%, dos quais apenas 22 pacientes estão precisando de auxílioventilatório. A maioria está em casa em tratamento domiciliar, emisolamento, medicados ou não, conforme a avaliação médica de cadacaso”, analisa.

Ainda sobre atestagem, o secretário Edgar Tollini ressalta que todos osmunicípios receberam testes. “Todos estão prontos para testar apopulação seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS),que é testar pacientes da área de saúde com sintomas ou pacientesque chegam na unidade de saúde com sintomatologia, que vai seravaliado pelo médico que vai conduzir ou não ao teste”, explica.

Pesquisa

Na primeira fase doEPICOVID19-BR, realizada entre os dias 14 e 21 de maio, foramcoletados dados em 133 cidades espalhadas por todos os estados doBrasil, o que resultou em 25.025 entrevistadas e testes para ocoronavírus.

Em 90 cidades,incluindo 21 das 27 capitais, foi possível testar pelo menos 200pessoas selecionadas por sorteio. No conjunto dessas 90 cidades, aproporção de pessoas com anticorpos, que significa que já tiveramou têm o coronavírus, foi estimada em 1,4%, podendo variar de 1,3%a 1,6% pela margem de erro da pesquisa. Essas 90 cidades correspondema 25,6% da população nacional, totalizando 54,2 milhões depessoas, entre as quais 760 mil estariam infectadas.

Em Palmas, foramentrevistadas e testadas 243 pessoas, em Gurupi 250, e em Araguaína238; nenhuma delas testou positivo. Ainda segundo a pesquisa, 60,5%dessas pessoas estão cumprindo medidas de isolamento social.

Assuntos Relacionados
#Covid-19#coronavírus#tocantins
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes