Monday, 06 de July de 2020

SAÚDE


Solidariedade

Exército e Polícia Militar participam de campanha de doação de sangue

18 Jun 2020
Exército e Polícia Militar participam de campanha de doação de sangue

Doar sangue é um ato voluntário que salva vidas, e essa foi a forma escolhida pelo 22º Batalhão de Infantaria (22° BI) e da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO), para fazer parte das comemorações do Junho Vermelho, uma campanha nacional que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Com a pandemia pela Covid-19, os bancos de sangue de muitos estados tiveram redução significativa nos estoques e no Tocantins a queda foi cerca de 30%. Para reverter a situação, contar com entidades voluntárias faz a diferença e na terça-feira 16, os soldados do  22º Batalhão fizeram doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A ação foi seguida pela PM que iniciou sua participação da ação nos centros de coleta do Hemocentro.  

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Ávila, explica que ações como essa acontecem anualmente e que o Exército e a Polícia Militar são parceiros antigos da Hemorrede Tocantins. "Seja por iniciativa deles ou nossa, sempre podemos contar com a colaboração de ambos. E neste momento de pandemia, em que nossos estoques estão bastante reduzidos, poder contar com essa parceria é fundamental", destacou. Eveline explica ainda que os cuidados foram redobrados, tanto com os doadores quanto com os servidores da Hemorrede. "As instituições que estão participando da semana do doador de sangue,  estão fazendo coletas agendadas e fracionadas em dias alternados, com a finalidade de atender todos os candidatos evitando aglomerações", pontuou.

O chefe da assessoria de comunicação da PMTO, Major Cleiber Levy, falou da importância de participar da ação. "O Projeto PM Amigo Sangue Bom surgiu dessa parceria da PM com o Hemocentro para atender essa escassez, que muitas vezes o hemocentro sofre devido a ausência de doadores. A PM têm em seu quadro vários policiais militares que já são doadores regulares e a intenção é expandir o número de doadores para que possamos auxiliar ainda mais a sociedade a se recuperar em situações como essa”, disse. O capitão PM Átila Azevedo, foi um dos voluntários que realizou a doação nesta quarta-feira. "O ato de doar sangue é um gesto de humanidade. Nós doamos vida e isso é muito importante pois as vezes temos familiares ou amigos em situações de necessidade de sangue e assim ajudamos o próximo", afirmou.

Coletas Programadas no Junho Vermelho:


13 a 19/06/20 - Catedral de Palmas
Horário: 8h às 18h
15/06/20 - Conselho Regional de Farmácia do Tocantins
Horário: 8h às 12h
17 a 19/06/20 - Polícia Militar
Horário: 8h às 12h

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

No Tocantins a suspensão das aulas e o regime especial de trabalho dos servidores foram prorrogados até o dia 31 de julho. Os trabalhadores do governo local estão operando na modalidade remota e cumprindo jornada de seis horas.

Pandemia

Tocantins registra 195 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.475 casos no total, destes, 7.712 pacientes estão recuperados, 4.543 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 220 pacientes foram a óbito.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira