O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Sindifarma

29/05/2020

Farmácias do Tocantins poderão fazer testes rápidos de Covid-19

Caso seja confirmada a necessidade da realização do teste, os profissionais deverão ainda notificar os órgãos competentes e respeitar as demais obrigações contidas na recomendação.

O Sindifarma (Sindicato doComércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins) vemrealizando o trabalho de divulgação entre seus representados sobre arecomendação do Ministério Público Estadual, emitida no dia 25 de maio, quesolicita a Secretaria Estadual de Saúde, para que no prazo de dez dias,discipline uma autorização onde farmácias e drogarias poderão em carátertemporário e excepcional, realizar testes rápidos da Covid-19.

A ideia é que os ensaiosimunocromatográfcos para a COVID-19 sejam comercializados e aplicados pelosfarmacêuticos responsáveis de cada estabelecimento e que não sejam utilizadosindiscriminadamente (tendo em vista a alta probabilidade de atestar um falsonegativo se utilizados incorretamente, incorrendo em grave risco sanitário einstabilidade na contenção da propagação do vírus), obedecendo ainda todos osrequisitos técnicos de segurança estabelecidos pela ANVISA.

Caso seja confirmada anecessidade da realização do teste, os profissionais deverão ainda notificar osórgãos competentes e respeitar as demais obrigações contidas na recomendação. Odocumento está disponível na íntegra no site do Sindifarma:http://sindifarma-to.sicomercio.org.br ouatravés do link: https://bit.ly/2AdP51u

Para o presidente do Sindifarma,Domingos Tavares, a ação irá beneficiar a população. “ A testagem realizada nasfarmácias e drogarias já foi autorizada no final de abril pela Anvisajustamente para ampliar a rede da aplicação de testes e reduzir a demanda quese concentra nos serviços públicos.  E apopulação terá acesso mais rápido com esta possibilidade. Com isso, o ramo dasfarmácias e drogarias se fortalece e mostra mais uma vez o papel fundamentalque exerce na sociedade”, explicou.

Assuntos Relacionados
#Covid-19#coronavírus#tocantins
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Destaque

Eliésio Miranda (Intensicare) é bicampeão no 4º Desafio dos Fortes

Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Fique Atento

Inscrições para Festival de Causos e Poesia Declamada encerra dia 19

Palmas

Servidores da Guarda Metropolitana participam do 4º Desafio dos Fortes