Monday, 10 de December de 2018

SAÚDE


Saúde

Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia

07 Aug 2018    23:21
ASCOM/Divulgação Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA/UFT promove no dia 20 de agosto, o I Workshop de Pesquisa em Gerontologia de Palmas.

 

A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio, com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações. Para participar do evento, o interessado deve se inscrever por este endereço eletrônico.

 

De acordo com a professora e pesquisadora da Fesp, Dra Lorena Dias Monteiro, o workshop é mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre gerontologia e fortalecer as redes de pesquisa sobre o tema. “Para estudar e pesquisar o envelhecimento humano é preciso levar em conta não apenas o efeito desse processo sobre os sujeitos, mas também sobre os contextos sociais nos quais eles se encontram e estão inseridos. Isso significa que, do ponto de vista teórico-metodológico, o entendimento da velhice e do processo de envelhecimento tem como ponto de apoio ‘colocar em diálogo’ os diferentes aspectos do cuidado e da qualidade de vida”, observa a pesquisadora.


 

Acompanhe abaixo a programação


 

HORÁRIO

TÓPICO

8h – 8h30h

Credenciamento

8h30 – 9h10

Recepção e Introdução da dinâmica do Workshop

Organização dos grupos, apresentação dos monitores das oficinas, entre outros.

9h10 – 9h30

Intervalo de 20 minutos

9h30-12h

 

20 minutos cada tópico

Mesa Redonda: Quais são as questões para realizar pesquisas com populações mais velhas no contexto da cidade de Palmas-TO?

Tópico 1- Epidemiologia e Indicadores de Saúde do idoso - Dra Lorena Dias Monteiro (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública e ITPAC Palmas) e Dra Daniella Pires Nunes (Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins

 

Tópico 2- Pesquisa em Gerontologia: Princípios interdisciplinares, possibilidades e desafios- Dr. Luiz Sinésio S Neto (Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins)

 

Tópico 3- A residência multiprofissional em saúde na cidade de Palmas como estratégia de pesquisa em idosos - MSc Soraya Rodrigues Dodero (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública) e MSc Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (Professor e Pesquisador da Universidade Feral do Tocantins e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas)

 

Tópico 4- Questões em Políticas Públicas e Envelhecimento Dra Neila Barbosa Osório (Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins) e Especialista Veruska Azevedo Veras (Superintendente de Atenção Primária e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Palmas)

Roda de conversa

Organização/ explicação das atividades do período da tarde

14h às 16h

Oficinas

16h às 17h30

Debate em roda e consolidação da carta com as linhas de pesquisa

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

37

BOM
BOM

26

AMEI!
AMEI!

36

KKKK
KKKK

37

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

33

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

workshop

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira