Saturday, 16 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia

07 Aug 2018    23:21
ASCOM/Divulgação Fesp realiza workshop para compartilhar conhecimentos em envelhecimento e fortalecer redes de pesquisa em Gerontologia A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins – UMA/UFT promove no dia 20 de agosto, o I Workshop de Pesquisa em Gerontologia de Palmas.

 

A programação acontece durante todo o dia, das 8 às 17h30, no auditório do Instituto Vinte de Maio, com palestras, debates, oficinas, mesas redondas e apresentações. Para participar do evento, o interessado deve se inscrever por este endereço eletrônico.

 

De acordo com a professora e pesquisadora da Fesp, Dra Lorena Dias Monteiro, o workshop é mais uma oportunidade de compartilhar conhecimentos sobre gerontologia e fortalecer as redes de pesquisa sobre o tema. “Para estudar e pesquisar o envelhecimento humano é preciso levar em conta não apenas o efeito desse processo sobre os sujeitos, mas também sobre os contextos sociais nos quais eles se encontram e estão inseridos. Isso significa que, do ponto de vista teórico-metodológico, o entendimento da velhice e do processo de envelhecimento tem como ponto de apoio ‘colocar em diálogo’ os diferentes aspectos do cuidado e da qualidade de vida”, observa a pesquisadora.


 

Acompanhe abaixo a programação


 

HORÁRIO

TÓPICO

8h – 8h30h

Credenciamento

8h30 – 9h10

Recepção e Introdução da dinâmica do Workshop

Organização dos grupos, apresentação dos monitores das oficinas, entre outros.

9h10 – 9h30

Intervalo de 20 minutos

9h30-12h

 

20 minutos cada tópico

Mesa Redonda: Quais são as questões para realizar pesquisas com populações mais velhas no contexto da cidade de Palmas-TO?

Tópico 1- Epidemiologia e Indicadores de Saúde do idoso - Dra Lorena Dias Monteiro (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública e ITPAC Palmas) e Dra Daniella Pires Nunes (Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins

 

Tópico 2- Pesquisa em Gerontologia: Princípios interdisciplinares, possibilidades e desafios- Dr. Luiz Sinésio S Neto (Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Tocantins)

 

Tópico 3- A residência multiprofissional em saúde na cidade de Palmas como estratégia de pesquisa em idosos - MSc Soraya Rodrigues Dodero (Professora e Pesquisadora da Fundação Escola de Saúde Pública) e MSc Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (Professor e Pesquisador da Universidade Feral do Tocantins e Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas)

 

Tópico 4- Questões em Políticas Públicas e Envelhecimento Dra Neila Barbosa Osório (Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins) e Especialista Veruska Azevedo Veras (Superintendente de Atenção Primária e Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Palmas)

Roda de conversa

Organização/ explicação das atividades do período da tarde

14h às 16h

Oficinas

16h às 17h30

Debate em roda e consolidação da carta com as linhas de pesquisa

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira