Thursday, 21 de March de 2019

SAÚDE


Saúde

Pesquisador e filósofo fala sobre a tristeza e a depressão em entrevista a rádio gaúcha

13 Jul 2018    14:23    alterado em 13/07 às 15:03
MF Press Global Pesquisador e filósofo fala sobre a tristeza e a depressão em entrevista a rádio gaúcha Recentemente, em entrevista à Tua Rádio, emissora de rádio da região sul do Brasil, Fabiano falou sobre as conclusões que suas pesquisas tem chegado sobre o assunto e de como tratar a questão da depressão.

A ciência já tem comprovados os efeitos fisiológicos da depressão, e que esta vai muito além de uma simples tristeza. A depressão é uma doença que atinge a milhões de pessoas ao redor do mundo, e ja é considerada como o mal do século 21: silenciosa, de difícil diagnóstico e socialmente cercada de tabus e desinformação.

O Pesquisador e filósofo paivense Fabiano de Abreu é um estudioso do assunto, e tem compartilhado seus pensamentos e reflexões sobre o tema, em palestras, fóruns e participações em rádios e veículos de mídia da América do Sul e da Europa. Recentemente, em entrevista à Tua Rádio, emissora de rádio da região sul do Brasil, Fabiano falou sobre as conclusões que suas pesquisas tem chegado sobre o assunto e de como tratar a questão da depressão.

Fabiano, que também é jornalista e assessor de artistas, tem a sua volta pessoas dos mais variados contextos. Este contato com o mundo das celebridades de forma aprofundada, em contraste com o mundo das pessoas comuns, traz uma concepção diferenciada sobre os motivos que levam pessoas que são ricas e famosas a também estarem sujeitas a deprimir-se, o que mostra que nem sempre o sucesso é sinónimo de felicidade.

Fabiano também é autor do livro "Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, um livro de frases filosóficas com interpretações simples para o dia a dia. A proposta da obra é apresentar ao leitor frases motivacionais, no intuito de auxiliar na busca de uma plenitude; seja da paz, felicidade, ou contínuos momentos de leveza sentimental. 

Durante a entrevista, Fabiano conscientiza o ouvinte de que existe um ponto de partida para a depressão: "a tristeza pode começar, momentânea, e tornar-se crónica. Assim, pode consumir-nos e instalar-se em nossa mente, e assim tornar-se uma doença. Quando chega a esse nível, então faz-se necessária ajuda médica. Para vencê-la, é preciso acreditar em nossa capacidade de sair de situações difíceis, e não criar pânico devido ao problema que ocasiona a tristeza, e assim extrair forças da fraqueza.”

Para o filósofo, ninguém é tão soberano a ponto de achar que está livre disso, e que possui um auto-controle tão poderoso: “Contudo, o simples fato de acreditar que sua força interior o impede de deixar ser dominado pela tristeza, ja é um incentivo para que realmente seu inconsciente lute contra esse mal. A auto-doutrina é um combustível para que tenhamos metas infinitas em nossa vida, para ocupar o vazio que abrem as comportas para a entrada da tristeza. Quando existe um motivo, e temos consciência do motivo, já possuímos um antídoto para a cura. O antídoto pode não ser um remédio, um medicamento, e sim atitudes”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Redução

Aneel diz que pagamento de empréstimos reduzirá tarifa de energia

A quitação antecipada vai gerar economia de R$ 8,4 bi para consumidor

São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país

Evento apresentará metodologias de gestão internacionalmente aceitas, capazes de contribuir com o avanço das empresas brasileiras


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos

Oftalmologista, responsável técnica do BOTO, Doutora Núbia Maia aconselha o diálogo familiar sobre a doação de órgão para sanar a dúvida da família.


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental

Além disso, os cães de cauda comprida possuem essa estrutura anatômica como contrapeso em corridas. “O corte acaba interferindo no equilíbrio natural do animal”, afirma.


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal


Balanço

ICMS Ecológico encerra prazo com adesão de 136 municípios


Energisa ouve clientes em audiência pública sobre projetos de eficiência energética


Palmas

Estudantes da UFT vencem 1º Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins


18 de março

Dia da Autonomia homenageia luta de antepassados pela emancipação do norte de Goiás


Norte

Saúde negocia com profissionais para iniciar serviço de radioterapia em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira