Thursday, 24 de May de 2018

Thursday, 24 de May de 2018

SAÚDE


Tocantins

Governador Marcelo Miranda destaca avanços na saúde do Tocantins

29 Aug 2017

Jarbas Coutinho/Governo do Tocantins
 
Com a presença de secretários de Saúde dos nove estados que compõe a região, o governador Marcelo Miranda abriu oficialmente na manhã desta terça-feira, 29, o III Encontro de Secretários de Saúde da Amazônia Legal. O evento está ocorrendo no auditório do Hotel Girassol Plaza, em Palmas.
 
O governador disse que a reunião constitui uma importante oportunidade para discutir as demandas do setor na região. Uma área, que segundo ele, é tratada em seu Governo com prioridade. De acordo com Marcelo Miranda, por meio de planejamento e parcerias, as adversidades estão sendo superadas, o que já permite uma agenda de inaugurações em todo o Estado. "É injusto dizer que as mudanças não estão acontecendo, os avanços nos permitem afirmar isso. Diferente de outros estados, estamos entregando obras, abrindo leitos, ampliando os serviços em saúde", destacou, enumerando as obras entregue s nos últimos dias em várias localidades do Tocantins.
 
Marcelo Miranda elogiou a pauta do encontro, disse que é preciso discutir os fundos estaduais de saúde e o projeto que prevê a compra consorciada de medicamentos entre os estados da Amazônica Legal. "Vemos essa iniciativa como essencial para promovermos economia de recursos, principalmente na compra de medicamentos de alto custo".
 
Pautas
 
O Encontro de Secretários tem como principais pautas de discussões o projeto de consórcio para compra de medicamentos envolvendo os nove estados da Amazônia Legal, os Fundos Estaduais de Saúde e a troca de experiências de políticas de saúde realizadas nos estados.
 
O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Marcos Musafir, explicou que o momento é de fortalecer a relação entre os estados para que se consigam mais benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "O momento é de nos fortalecermos para pedir ao Governo Federal que reveja a redistribuição de recursos para benefício da população. Será um evento muito importante, no qual poderemos ouvir, por exemplo, o professor Sady Carnot Falcão Filho, que vai explicar aos secretários e técnicos das secretarias sobre a legalidade, o cuidado e a aplicação dos recursos do Fundo de Saúde", disse.
 
O secretário esclareceu que o consórcio para aquisição de medicamentos de alto custo visa fazer com que os estados adquiram medicamentos a um custo mais baixo. "Tratam-se de medicamentos que não são padronizados e na maioria das vezes são judicializados. Queremos estabelecer a padronização da aquisição desses medicamentos, em grupo, na intenção de que saia mais barato", destacou.
 
Regionalização
 
Para o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Michele Caputo Neto, a região Amazônica precisa de um olhar diferenciado do governo federal e o Conselho tem priorizado essas questões regionais. "Vamos discutir mais recursos, mas também a boa gestão, a eficiência. Em encontros dessa natureza se aprendem e se ensinam, como essa questão do consórcio que está em pauta neste encontro. É uma das alternativas para desatar nós, no que diz respeito à compra de medicamentos", pontuou.
 
Compartilhando da mesma opinião do presidente do Conass, o secretário da Saúde do Pará, Vitor Manuel Jesus Mateus, também ressaltou a necessidade de um olhar diferenciado para os estados da Amazônia Legal. Segundo Vítor Manuel, o encontro é uma oportunidade de discutir as questões comuns que envolvem os estados da região. "Esse encontro é uma oportunidade para avançarmos em proposituras únicas para a região".
 
Presença
 
Participam do encontro representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

4

PARABÉNS!
PARABÉNS!

5

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

4

KKKK
KKKK

5

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Carlesse

Em Paraíso, Siqueira Campos defende eleição de Carlesse: "É um presente e uma revelação para o Tocantins"

Em um discurso breve e contundente, Siqueira Campos teceu elogios ao caráter e preparo político e administrativo de Mauro Carlesse.

Animais

Capim Dourado Shopping agora será Pet Friendly

A classificação “Pet Friendly”, ou “Amigo dos Animais”, é dada a estabelecimentos privados, ou mesmo repartições públicas, que permitem a livre circulação de animais de estimação em suas dependências


Esporte

Quadra poliesportiva inaugurada em Porto Nacional beneficia estudantes e comunidade

A nova estrutura recebeu investimentos da ordem de R$ 416 mil e foi construída com cobertura para oferecer condições favoráveis ao desenvolvimento das atividades esportivas e da melhoria da aprendizagem


Marcha a Brasília

XXI Marcha a Brasília começa nesta segunda-feira, 21; Abertura oficial é nesta terça-feira, 22

Debate com presidenciáveis, definição de pautas ao Congresso Nacional e diversas arenas temáticas estão na programação do encontro


Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira