Saturday, 05 de December de 2020

SAÚDE


Norte do TO

Governo do Tocantins finaliza estrutura do Lacen de Araguaína e inicia treinamento da equipe

26 Oct 2020
Nielcem Fernandes - Governo do Tocantins Governo do Tocantins finaliza estrutura do Lacen de Araguaína e inicia treinamento da equipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), finalizou a montagem da estrutura do laboratório de análises moleculares da Covid-19, em Araguaína. A Unidade é fruto da união de várias instituições e viabiliza o atendimento da população de 54 municípios da Região Macro Norte do Tocantins.

A diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas celebra a entrega. “A unidade do Lacen/TO, em Araguaína, foi estruturada com a soma de forças de várias instituições públicas e privadas, que doaram os equipamentos, móveis, computadores, além das adequações na estrutura física do laboratório. Estamos trabalhando agora no  treinamento da equipe, com assistência integral de 20 profissionais biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e técnicos envolvidos na realização dos exames na unidade. A capacitação é ministrada pela equipe do LACEN/Palmas”, disse.

A Diretora explicou ainda que, “neste primeiro momento, o treinamento é voltado para o diagnóstico molecular da Covid-19, e deverá ser ampliado para outros agravos de interesse da Saúde Pública, como as Arboviroses (Dengue, Zika e chikungunya) entre outros vírus respiratórios.”

A previsão é que o início das análises no Lacen de Araguaína ocorra na primeira semana de novembro, atendendo as demandas dos pacientes internados nos hospitais públicos e privados, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), hospital municipal e de campanha da região macro norte.

Lacen/TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) é o responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais de agravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises de saúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e de produtos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na rede estadual de laboratórios.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o Lacen/TO é responsável, na rede pública, pelos testes de RT-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírus SARS-CoV-2. Esta metodologia é reconhecida e recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

A Unidade do Tocantins já realizou 93.343 testes de RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 e conta com a capacidade de testagem diária de dois mil testes, além de ser considerada, pelo Ministério da Saúde, como um dos laboratórios públicos mais céleres do Brasil. Segundo a publicação recente do órgão federal, o Lacen/TO liberou 99,10% dos resultados das amostras em menos de dois dias, o que garante o diagnóstico precoce e oportuno da doença.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pesquisa

Índice de satisfação do eleitor com a Justiça Eleitoral do Tocantins é de 94,2%

Levantamento realizado em anos eleitorais aponta ainda relevante aumento no nível de confiança do eleitor em relação à Justiça Eleitoral.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira