O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Norte do TO

26/10/2020

Governo do Tocantins finaliza estrutura do Lacen de Araguaína e inicia treinamento da equipe

Unidade do Lacen/TO, em Araguaína, já recebeu equipamentos necessários para iniciar análises de exames da Covid-19 e outros agravos

Nielcem Fernandes - Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoriado Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen/TO), finalizou amontagem da estrutura do laboratório de análises moleculares da Covid-19, emAraguaína. A Unidade é fruto da união de várias instituições e viabiliza oatendimento da população de 54 municípios da Região Macro Norte do Tocantins.

A diretora do Lacen/TO, Jucimária Dantas celebra a entrega.“A unidade do Lacen/TO, em Araguaína, foi estruturada com a soma de forças devárias instituições públicas e privadas, que doaram os equipamentos, móveis,computadores, além das adequações na estrutura física do laboratório. Estamostrabalhando agora no  treinamento daequipe, com assistência integral de 20 profissionais biomédicos,farmacêuticos-bioquímicos e técnicos envolvidos na realização dos exames naunidade. A capacitação é ministrada pela equipe do LACEN/Palmas”, disse.

A Diretora explicou ainda que, “neste primeiro momento, otreinamento é voltado para o diagnóstico molecular da Covid-19, e deverá serampliado para outros agravos de interesse da Saúde Pública, como as Arboviroses(Dengue, Zika e chikungunya) entre outros vírus respiratórios.”

A previsão é que o início das análises no Lacen de Araguaínaocorra na primeira semana de novembro, atendendo as demandas dos pacientesinternados nos hospitais públicos e privados, Unidade de Pronto Atendimento(UPA), hospital municipal e de campanha da região macro norte.

Lacen/TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins(LACEN-TO) é o responsável pela realização de diagnósticos laboratoriais deagravos de interesse de saúde pública, controle de qualidade das análises desaúde pública realizados nos municípios, controle de qualidade ambiental e deprodutos, capacitação de profissionais multidisciplinares e supervisão na redeestadual de laboratórios.

Durante a pandemia do novo Coronavírus, o Lacen/TO éresponsável, na rede pública, pelos testes de RT-PCR (Reação em Cadeia daPolimerase em Tempo Real), que identifica a presença do gene do vírusSARS-CoV-2. Esta metodologia é reconhecida e recomendada pelo Ministério daSaúde (MS) como “padrão ouro” para o diagnóstico da doença.

A Unidade do Tocantins já realizou 93.343 testes de RT-PCRpara diagnóstico da Covid-19 e conta com a capacidade de testagem diária dedois mil testes, além de ser considerada, pelo Ministério da Saúde, como um doslaboratórios públicos mais céleres do Brasil. Segundo a publicação recente doórgão federal, o Lacen/TO liberou 99,10% dos resultados das amostras em menosde dois dias, o que garante o diagnóstico precoce e oportuno da doença.

Assuntos Relacionados
#lacen
Confira Também
Palmas

LACEN-TO inicia a realização dos exames para o diagnóstico da COVID-19

Tocantins

Unidades socioeducativas do Tocantins realizam medidas de prevenção à propagação da Covid-19

Emprego

Rodrigo Maia pede MP que assegura renda em suspensão de contrato de trabalho

Hemocentro

Hemocentros do Estado precisam com urgência de doações de sangue

Pandemia

Gerenciador de Amostras da Covid-19 desenvolvido no Lacen Tocantins será replicado para outros Estados