Monday, 06 de July de 2020

SAÚDE


Norte do TO

Governo envia respiradores para Hospital Infantil de Araguaína

20 Jun 2020

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou durante entrevista nesta quinta-feira, 18, ao apresentador Vanderlan Gomes, do Programa Balanço Geral de Araguaína, que determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o envio de 10 respiradores para equipar os leitos do Hospital Infantil do Município de Araguaína. 

“Esse é um momento difícil, em que temos que estar unidos para combater o novo Coronavírus e, como o Município está precisando e nós temos os respiradores, vamos ceder sim. Porque o nosso objetivo é atender a população”, afirmou o Governador. 

Durante a entrevista, o governador Mauro Carlesse avaliou o cenário em que Araguaína está inserida, principalmente pela proximidade com o Maranhão e o Pará, o que tem contribuído também para o crescimento do número de casos de Covid-19. 

O governador Mauro Carlesse informou também que toda a rede estadual de Saúde está disponível para atender os pacientes de Araguaína. “Enquanto Governo, nós pensamos em todo o Estado, de Talismã a Esperantina. Sabemos que os leitos de Araguaína estão com alto índice de ocupação, mas nós temos uma rede e, se for preciso, o paciente pode ser levado para Palmas, Gurupi, onde for, mas não vai ficar sem atendimento. Temos UTIs terrestres e aéreas para atender a nossa população, no momento que precisar”, destacou o Governador.

Cenário atual

A cidade de Araguaína concentra quase 40% dos casos totais de Covid-19 no Tocantins e a cada 100 habitantes do município, um já teve diagnóstico confirmado para a doença. De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta, 18, Araguaína tem 3.086 casos confirmados, sendo que 40 evoluíram a óbito.

Desde o início da pandemia, a SES tem adequado as unidades hospitalares de todos os municípios para receberem pacientes com a Covid-19 de forma dinâmica, com o intuito de ampliar a oferta da assistência conforme a necessidade da região. 

No caso de Araguaína, no início da pandemia, a cidade não contava com leitos de UTI para o enfrentamento, o Hospital Geral de Palmas (HGP) era a referência para encaminhamento dos pacientes acometidos pela Covid-19. Cenário que teve de ser mudado em virtude da realidade do município que é referência em saúde para vários outros municípios vizinhos. Com a nova estruturação, Araguaína conta hoje com 26 leitos de UTI (50% de todo o Estado), seis destes pediátricos, com previsão de nova ampliação em curto prazo, bem como a contratação de novos profissionais para trabalharem nessas unidades, já em andamento.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 195 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.475 casos no total, destes, 7.712 pacientes estão recuperados, 4.543 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 220 pacientes foram a óbito.

Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira