Wednesday, 21 de August de 2019

SAÚDE


Em fase final

Governo implanta Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

08 Oct 2014

O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (SAVVD), que visa oferecer atendimento multiprofissional de médicos, psicólogos, assistentes sociais, e realizar o acolhimento de crianças de 30 dias a 12 anos incompletos está em fase de implantação no Hospital Infantil de Palmas (HIP). 

De acordo com o diretor geral do Hospital, Giovani Merenda, o processo de implantação do SAVVD já está em fase final. “Já estamos com nossa equipe montada, estamos em fase de montagem dos nossos protocolos e fluxogramas de atendimento desse serviço, e a nossa ideia é que até dezembro o serviço já esteja disponível para população”, informou.

O Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica será realizado em parceria com o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina. “Mesmo sendo um serviço destinado à situação de violência sexual, o Savis recebe vítimas de violência doméstica, e com certeza nós também vamos receber essas pessoas, mas ai vamos fazer os devidos encaminhamentos”, ressaltou o diretor.

Ainda de acordo com Giovani Merenda, o SAVVD vai contar com uma equipe própria de atendimento, mas já existe um planejamento para que toda a equipe do hospital possa colaborar e atuar em conjunto. “O que queremos é que todo o hospital saiba atender ás vítimas de violência doméstica, por isso toda a equipe vai passar por um treinamento para atuar no programa”, explicou.

Violência Doméstica

A violência doméstica é entendida como todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que venha a causar dano físico, sexual ou psicológico à vítima. Assim, a violência doméstica implica numa transgressão do poder e dever de proteção do adulto.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil acontecem em residências, seja da vítima ou do agressor. (ATN)

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira