Monday, 17 de June de 2019

SAÚDE


Em fase final

Governo implanta Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

08 Oct 2014

O Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica (SAVVD), que visa oferecer atendimento multiprofissional de médicos, psicólogos, assistentes sociais, e realizar o acolhimento de crianças de 30 dias a 12 anos incompletos está em fase de implantação no Hospital Infantil de Palmas (HIP). 

De acordo com o diretor geral do Hospital, Giovani Merenda, o processo de implantação do SAVVD já está em fase final. “Já estamos com nossa equipe montada, estamos em fase de montagem dos nossos protocolos e fluxogramas de atendimento desse serviço, e a nossa ideia é que até dezembro o serviço já esteja disponível para população”, informou.

O Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica será realizado em parceria com o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina. “Mesmo sendo um serviço destinado à situação de violência sexual, o Savis recebe vítimas de violência doméstica, e com certeza nós também vamos receber essas pessoas, mas ai vamos fazer os devidos encaminhamentos”, ressaltou o diretor.

Ainda de acordo com Giovani Merenda, o SAVVD vai contar com uma equipe própria de atendimento, mas já existe um planejamento para que toda a equipe do hospital possa colaborar e atuar em conjunto. “O que queremos é que todo o hospital saiba atender ás vítimas de violência doméstica, por isso toda a equipe vai passar por um treinamento para atuar no programa”, explicou.

Violência Doméstica

A violência doméstica é entendida como todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e adolescentes que venha a causar dano físico, sexual ou psicológico à vítima. Assim, a violência doméstica implica numa transgressão do poder e dever de proteção do adulto.

De acordo com dados da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil acontecem em residências, seja da vítima ou do agressor. (ATN)

COMPARTILHE:


Confira também:


Drogas

Maconha é a droga mais apreendida no Tocantins, revela estatística

O ranking aponta ainda um crescimento das ocorrências registradas no órgão em relação às apreensões de crack. Enquanto em 2017 foram 319 registros, em 2018, este número subiu para 432.

Temporada

8 dicas do Corpo de Bombeiros para curtir a temporada de praias com segurança

Orientações servem para reduzir os riscos de acidentes durante a alta temporada


Campo

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos chega a mais quatro municípios do Tocantins

As centrais de recebimento em parceria com a Adapec estão com um cronograma de ação que, além desses quatro municípios, abrangerão mais 10 em diferentes regiões do Estado.


Tocantins

Pais fazem campanha de doação de sangue para ajudar outras famílias após morte do filho

Além da campanha de doação de sangue, os pais vão arrecadar alimentos e roupas durante 66 dias, tempo em que Felipe ficou vivo após nascer prematuro.


Six Sigma

Manifesto Híbrido de Metodologias de Gestão é definido no Brasil


Violência

Homem é preso pela Polícia Civil após tentar matar o ex-cunhado em Taguatinga


Brasil

Grupo Boticário e Unilever se unem por diversidade e equidade de gênero


Turismo

Palmas conta com uma variedade de Palmas urbanas


Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira