Sunday, 12 de July de 2020

SAÚDE


Doação

Hemorrede do Tocantins tem realizado estratégias para restabelecer as coletas no período da pandemia

26 Apr 2020
Erlene Miranda Hemorrede do Tocantins tem realizado estratégias para restabelecer as coletas no período da pandemia

Devido a necessidade isolamento domiciliar a fim de evitar a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), o estoque de sangue dos hemocentros tem diminuído significativamente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Hemorrede do Tocantins, tem realizado estratégias para restabelecer as coletas. Na tarde desta sexta-feira, 24, servidores da Polícia Federal realizaram a doação de sangue organizada pelo setor responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas.

“Estamos estabelecendo parcerias com diversas instituições, como Igrejas, Polícia Federal e outras, para realização de coletas programadas, mantendo o cuidado para que não haja aglomeração nas unidades. Estamos contando também com a doação de familiares que estão com parentes internados e necessitam de doação de sangue”, explica a responsável pela captação de doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes de Lima Santos.

A Polícia Federal (PF-TO) iniciou as doações no dia 06 de abril, através de agendamentos prévios. Segundo o delegado Marcelo Correia Botelho, a PF frequentemente realiza essa parceria. "Doar sangue é um ato humanitário, necessário. Todas as pessoas precisam ter a consciência que doar sangue pode salvar vidas", destacou.

Os hemocentros estão realizando agendamento para doações, em horários com números restritos de doadores, sempre mantendo o distanciamento entre eles e orientando a higienização das mãos a todos que chegam nas unidades.

Agendamentos

Todas as unidades de coletas de sangue da Hemorrede Tocantins seguem funcionando de forma regular, com todas as unidades abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30, exceto as unidades do Hospital Geral de Palmas (HGP) e de Porto Nacional que não ficam abertas para atendimento. Em Palmas a doação pode ser agendada pelo telefone 3218-3232 e 0800-6428822, em Gurupi no 3312-2237, Araguaína pelo 3411-2915, Porto Nacional no 3363-5161 e Augustinópolis pelo 3456-1153.

Critérios para doação de sangue:

- Estar bem de saúde;

- Pesar no mínimo 50 Kg;

- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável);

-Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional).

COMPARTILHE:


Confira também:


Coronavírus

Prefeito de Araguanã morre de Covid-19

Licenciado para tratamento da Covid-19, o prefeito Hernandes da Areia não resistiu à doença e veio a óbito neste sábado.

Pandemia

Tocantins contabiliza 430 novos casos confirmados da Covid-19; já são 251 óbitos

Atualmente, o Tocantins apresenta 14.939 casos no total, destes, 9.247 pacientes estão recuperados, 5.441 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 251 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira