Thursday, 28 de May de 2020

SAÚDE


Sesau

HGP realiza I Seminário de Odontologia em Ambiente Hospitalar

17 Aug 2015

O I Seminário de Odontologia em Ambiente Hospitalar com Abordagem Multiprofissional do Hospital Geral de Palmas (HGP) contou com a presença de profissionais da odontologia que atuam nas unidades hospitalares estaduais. O seminário segue com programação neste sábado, 15, no auditório do Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O objetivo é discutir e apresentar aos cirurgiões-dentistas as habilidades e conhecimentos dirigidos à apresentação e manutenção da saúde bucal, em ações que visem promover a qualidade da assistência odontológica com visão multiprofissional ao paciente grave.

O evento conta com importantes profissionais da área médica e odontológica que atuam na assistência, principalmente de pacientes graves, a exemplo do cirurgião-dentista e especialista em bucomaxicilo, José Augusto Santos da Silva, que nesta sexta abordou o tema "O papel do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar e sua importância nas equipes multiprofissionais do paciente crítico."

"A realização deste seminário no Tocantins é importante para discutirmos e trocarmos experiências, além de analisarmos a situação da odontologia hospitalar no Brasil", explicou José Augusto, que é presidente do Departamento de Odontologia da Associação Médica Intensiva Brasileira (AMIB) e chefe do Serviço de Odontologia Hospitalar e da Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Dr. João Garcez, na cidade de Aracaju, em Sergipe.

Para a odontóloga do Hospital Infantil de Palmas (HIP), Fabiane Martins, o seminário é de grande importância para as equipes que trabalham em hospitais. "Há sete anos trabalho em hospital e é essencial que se invista periodicamente nas atualizações e cursos para deixar os profissionais mais capacitados para atuarmos da melhor forma no atendimento de crianças e adultos. Parabenizo o Estado pela iniciativa!", disse. 

Neste primeiro dia de trabalho houve palestras que contaram com a participação do especialista em medicina intensiva e coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGP, médico Nairo José de Souza Junior, que abordou o tema "Introdução a Medicina Intensiva". 

Também houve explanações sobre o tema "Biossegurança", com a palestrante Ana Cláudia Bastos, enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HGP. Outra explanação ocorreu com a especialista em terapia intensiva e saúde coletiva, a fisioterapeuta Cirlei Bezerra, que abordou o tema "A intubação e suas influências sobre a articulação temporo mandibular". 


Programação segue no sábado 

A programação segue neste sábado com discussões técnicas, que visa a troca de conhecimento dentro da especialidade no ambiente hospitalar. No período matutino as palestras com os profissionais do HGP iniciam com a participação do especialista em cardiologia e doutor em terapia intensiva, médico Wallace André, com o tema "Emergências médicas para o cirurgião dentista". Na sequência é a vez da mestre em nutrição clínica, Luciana Cançado, com o assunto "Nutrição em ambiente hospitalar". Já à tarde, na reta final do evento, o mestre em radiologia, cirurgião-dentista Eduardo Zambaldi explana sobre "Lesões fundamentais e biópsias". Logo após, o especialista em implantodontia e habilitação em laserterapia, André Luiz Pezzana, fecha a programação falando sobre "Biofotônica aplicada".

O evento também contou com a presença da diretora geral do HGP, Renata Duran, diretor técnico do HGP, Jales Paniago, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO), Juliano do Vale. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins contabilizou 165 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 3.023 casos no total, destes, 924 pacientes estão recuperados, 2.034 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 65 pacientes foram a óbito.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira