Thursday, 04 de June de 2020

SAÚDE


Cirurgia

Homem de mais de 200 kg passa por cirurgia bariátrica no HGP

17 Aug 2015

Uma mudança que não é apenas percebida pelo manequim, mas que vai além do físico, oportunizando uma melhor qualidade de vida, autoestima renovada e soluções para inúmeros males que são decorrentes da obesidade. Estes são alguns dos resultados que as cirurgias bariátricas proporcionaram a pacientes que já passaram pelo procedimento no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Segundo o cirurgião José Augusto Campos, um dos responsáveis pela realização dos procedimentos no hospital, a cirurgia bariátrica é um tratamento de saúde e por isso é autorizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos, mas de melhorar a qualidade de vida das pessoas obesas, que são consideradas doentes, com qualidade de vida precária e muitas vezes acometidas de outros agravantes como diabetes, pressão alta e, em muitos casos, segundo pesquisas, com maior risco de morte", destacou o médico. 

Edgar Júnior Pereira dos Santos, de 40 anos, morador de Gurupi, foi um dos beneficiados com o procedimento. Ele chegou aos 210 kg e no mês passado passou por uma cirurgia bariátrica no HGP, sendo considerado o paciente mais obeso já operado no hospital. Agora, passando pelo período pós-operatório, Edgar conta que já perdeu 17 kg e está animado com a mudança de vida.
"Estou muito contente com o resultado que estou obtendo e acredito que minha vida vai mudar totalmente, ficarei livre das dores nas pernas e nos joelhos, dores que o excesso de peso me causava e se Deus quiser voltarei a trabalhar, o que a obesidade não me permitia", disse o paciente.

Contando sua história que já tem tudo pra ter um final feliz, Edgar destaca o atendimento recebido no HGP. "Sempre fui bem acolhido no hospital, com reuniões proveitosas e toda equipe muito atenciosa, principalmente nos dias de cirurgia e pós-cirurgia. Agora, estou indo mensalmente ao hospital para o acompanhamento com a nutricionista e psicóloga", contou Edgar, acrescentando que também vem melhorando os hábitos alimentares. "Passei vários dias só ingerindo líquido e hoje já me alimento de comida pastosa, mas sei que quando voltar a comer os alimentos da forma que todos comem, terei que ser comedido e saber me alimentar de forma correta, sem exageros", reforçou.

Paula Carmo Silva, que chegou a pesar 193 kg, sabe bem do que Edgar está falando. Atualmente com 29 anos e depois te ter passado por cirurgia no HGP, ela pode contar uma outra história. "Eu só tive vida após a cirurgia. Passava a maior parte do tempo deitada, com muito cansaço, falta de ar, pressão sempre altíssima, pernas e pés inchados. Nunca tinha trabalhado e também não tinha noção de quanto era meu manequim, porque minhas roupas tinham que ser feitas sob encomenda. Fiz a cirurgia e me formei em Estética. Hoje, peso 96 kg, visto 46 e minha vida mudou totalmente. Uma das coisas que sempre tive vontade de fazer e não conseguia era caminhar e graças a Deus hoje faço sem problemas", comemorou.

Paula ainda fez questão de comentar sobre sua estadia no maior hospital público do Tocantins. "Graças a Deus fui muito abençoada no pré e no pós-operatório. Para o atendimento no HGP dou nota 10, principalmente para o período em que fiquei internada", destacou.


Acompanhamento 

Segundo a enfermeira responsável pelo acompanhamento dos pacientes que realizam bariátricas no HGP, Helena Rodrigues, apesar de ser um procedimento cirúrgico, a bariátrica apresenta poucos riscos e o que mais conta é o comportamento do paciente após a cirurgia. "O acompanhamento é feito exatamente para que o paciente tenha o resultado que espera. A perda de peso e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida, vem com a mudança de hábitos como ingestão de alimentos menos calóricos, não ingestão de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos regularmente", explicou.


Preparação

Para realizar a cirurgia no HGP, o paciente deve ser regulado pelo município, passar por uma avaliação com diversos especialistas como: endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, anestesista e médico especialista. Após a avaliação e a realização de uma série de exames, o paciente, se apto, passa a fazer parte do programa e é acompanhado até o pós-operatório. Geralmente, os pacientes possuem Índice de Massa Corpórea entre 35 e 40.

Atualmente, no sistema do Hospital Geral de Palmas, existem 35 pacientes prontos para a cirurgia e 142 em fase de acompanhamento para o pré-operatório. Os procedimentos cirúrgicos acontecem todas as quintas-feiras (uma cirurgia por semana), as consultas às terças e as reuniões em grupo são quinzenais.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins tem 187 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.881 casos no total, destes, 1.828 pacientes estão recuperados, 2.966 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 87 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Pesquisadores da UFT atuam em parceria com equipe francesa no desenvolvimento de diagnóstico da Covid

O método consiste no uso de nanopartículas de ouro bioconjugadas com anticorpos para a detecção do vírus SARS-COV-2. Segundo a professora Glêndara Martins, membro do PPGCTA e responsável pela parceria com a equipe francesa, a perspectiva é desenvolver um d



Investimentos

Governo do Tocantins entrega unidades habitacionais, realiza manutenção de rodovias e busca recursos para início de obras

Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o Governo do Tocantins seguiu, no mês de maio, realizando os serviços e obras essenciais nas áreas de infraestrutura, cidades e habitação em todo o Estado.


Beleza

Dermatologista ensina 5 dicas infalíveis para cuidar dos cabelos em casa durante a quarentena

A dermatologista e especialista em estética capilar Dra. Hellisse Bastos ensina 5 dicas para cuidar dos cabelos em casa e manter a saúde e beleza dos fios durante a quarentena.


Igeprev

Deputados sabatinam presidente do Igeprev sobre mudanças em conselhos do Instituto

Sobre os repasses ao Igeprev, questionado pelo deputado Professor Júnior Geo (PROS), Sharlles Bezerra afirmou que o Governo tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados em governos anteriores.


Brasil

Nova Campanha de Coca-Cola traz Mensagem de Esperança


Edital

Divulgado resultado da segunda etapa do Edital Palmas Curte Arte em Casa


Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira