Friday, 18 de October de 2019

SAÚDE


Tocantins

Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

16 Jan 2019    18:22    alterado em 16/01 às 18:22
Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

Para melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), o Hospital de Referência de Araguaçu iniciou o ano com a realização de cirurgias eletivas. Entre os procedimentos cirúrgicos realizados nestes primeiros dias do ano estão laqueadura tubária, vasectomia bilateral e hernioplastia umbilical. Nos próximos dias novas cirurgias estão agendadas.

A unidade hospitalar é considerada um Hospital de porte I, referência para os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias para a região sudoeste do Estado com seus respectivos distritos, assentamentos, zonas rurais, além de indígenas remanescentes das tribos Xerente, Javaés e Carajás na região da Ilha do Bananal.

Para o Diretor Geral Francisco Ronnivon, o retorno das cirurgias deve-se ao empenho e comprometimento dos servidores, mas principalmente ao apoio e suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio das Superintendências de Unidades Próprias e de Administração.  “O retorno da realização das cirurgias eletivas depois de quase quatro anos, corresponde ao anseio da comunidade local e regiões circunvizinhas, que há muito tempo não contavam com esse atendimento eletivo na unidade hospitalar. É uma grata satisfação ver o SUS acontecer e poder fazer parte disso!”, comemora o diretor.

Balanço 2018
O ano de 2018 finalizou com balanço positivo para a realização de cirurgias eletivas no Estado, de janeiro até o dia 10 de dezembro de 2018 foram realizadas 5.141 cirurgias eletivas, quase o dobro de procedimentos realizados nos anos de 2016 e 2017. Uma conquista da gestão do governador Mauro Carlesse, que em abril de 2018, fez o lançamento do programa Opera Tocantins, como parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar.

O Opera TO e um mutirão de procedimentos cirúrgicos eletivos para atender a população que estavam nas filas de espera e que poderiam ser operadas nos fins de semana, feriados e dias de ponto facultativo. Os dados demonstram que foram superando os anos de 2016 que contabilizou 2.727 procedimentos realizados e 2017 com 3.386 cirurgias realizadas. Nos primeiros dias de 2019 foram realizadas 43 cirurgias eletivas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Proteção de Indígenas

MPF/TO recomenda providências para proteção de indígenas isolados avistados na Ilha do Bananal

A população avistada provavelmente é do povo Avá-Canoeiro, também conhecido regionalmente como “Cara Preta”.

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira