Thursday, 18 de July de 2019

SAÚDE


Tocantins

Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

16 Jan 2019    18:22    alterado em 16/01 às 18:22
Hospital de Araguaçu volta a realizar cirurgias eletivas após quatro anos

Para melhoria da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (Sus), o Hospital de Referência de Araguaçu iniciou o ano com a realização de cirurgias eletivas. Entre os procedimentos cirúrgicos realizados nestes primeiros dias do ano estão laqueadura tubária, vasectomia bilateral e hernioplastia umbilical. Nos próximos dias novas cirurgias estão agendadas.

A unidade hospitalar é considerada um Hospital de porte I, referência para os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias para a região sudoeste do Estado com seus respectivos distritos, assentamentos, zonas rurais, além de indígenas remanescentes das tribos Xerente, Javaés e Carajás na região da Ilha do Bananal.

Para o Diretor Geral Francisco Ronnivon, o retorno das cirurgias deve-se ao empenho e comprometimento dos servidores, mas principalmente ao apoio e suporte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio das Superintendências de Unidades Próprias e de Administração.  “O retorno da realização das cirurgias eletivas depois de quase quatro anos, corresponde ao anseio da comunidade local e regiões circunvizinhas, que há muito tempo não contavam com esse atendimento eletivo na unidade hospitalar. É uma grata satisfação ver o SUS acontecer e poder fazer parte disso!”, comemora o diretor.

Balanço 2018
O ano de 2018 finalizou com balanço positivo para a realização de cirurgias eletivas no Estado, de janeiro até o dia 10 de dezembro de 2018 foram realizadas 5.141 cirurgias eletivas, quase o dobro de procedimentos realizados nos anos de 2016 e 2017. Uma conquista da gestão do governador Mauro Carlesse, que em abril de 2018, fez o lançamento do programa Opera Tocantins, como parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar.

O Opera TO e um mutirão de procedimentos cirúrgicos eletivos para atender a população que estavam nas filas de espera e que poderiam ser operadas nos fins de semana, feriados e dias de ponto facultativo. Os dados demonstram que foram superando os anos de 2016 que contabilizou 2.727 procedimentos realizados e 2017 com 3.386 cirurgias realizadas. Nos primeiros dias de 2019 foram realizadas 43 cirurgias eletivas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira