Wednesday, 18 de September de 2019

SAÚDE


HIP

Hospital Infantil em Palmas participa de Mutirão Nacional de Cirurgia

30 Apr 2019    21:03    alterado em 30/04 às 21:03
Nielcem Fernandes Hospital Infantil em Palmas participa de Mutirão Nacional de Cirurgia

O Hospital Infantil de Palmas (HIP) participou neste domingo, 28, do XIII Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), com o objetivo de reduzir a espera por cirurgias pediátricas na rede pública de saúde do país. Presente em todas as edições anteriores, a unidade atendeu doze crianças este ano, com 20 procedimentos cirúrgicos entre hernioplastias umbilical e postectomia (cirurgia de fimose).

Segundo a médica cirurgiã pediátrica, Lúcia Caetano Pereira, o objetivo é beneficiar as crianças, reduzindo as filas de espera para intervenções cirúrgicas mais simples. “É uma medida paliativa, que não resolve o problema da saúde no País, mas é uma forma de diminuir as filas de pacientes infanto-juvenis, com alguma indicação cirúrgica, nos hospitais do Brasil”

Ela explica ainda que os procedimentos cirúrgicos ambulatoriais são os mais frequentes nesses mutirões por serem geralmente rápidos e não requererem a internação do paciente. Em geral, os atendidos permanecem apenas algumas horas no hospital, em observação, e recebem alta no mesmo dia.

A diretora do HIP, Waldineide Pereira de França, destacou a importância desse tipo de iniciativa e principalmente a participação dos voluntários. “São realizadas diversas atividades para que as crianças e seus familiares se sintam acolhidas, felizes e fiquem tranqüilas antes da realização das cirurgias.O HIP é referência no Tocantins e somos o único estado da Região Norte a participar de todas as edições deste mutirão, temos muito orgulho de contribuir”, destacou a diretora.

A dona de casa Roberta Dourado, mãe do pequeno Eduardo Dourado, de quatro anos, trouxe o filho para fazer a cirurgia de retirada da hérnia umbilical e fimose. “Estamos esperando há algum tempo essa cirurgia, mas estou muito tranqüila e ao mesmo tempo ansiosa,sei que será para o bem dele.”

Programação
A direção do HIP e a equipe multiprofissional organizaram juntamente com voluntários, um dia especial para receber as crianças e seus acompanhantes. Na programação das atividades foi realizada apresentação musical da banda da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ensinamentos sobre o trânsito seguro; orientações de higiene bucal com a equipe de odontologia; dinâmicas e brincadeiras com palhaços, além de pinturas e historinhas. As atividades colaboraram na diminuição da ansiedade e do medo da cirurgia, acolhendo as crianças e familiares em um momento de descontração.

CIPE
O Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança, realizado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), chega à sua XIII edição, tendo beneficiado desde 2006, milhares de crianças e adolescentes em inúmeras localidades.

Conforme dados divulgados pela CIPE, em 2018 foram atendidos 315 pacientes em 20 serviços de nove estados e do Distrito Federal, representando um crescimento de cerca de 30% no número de atendimentos em relação ao mutirão de 2017.

O presidente da associação, Dr. João Vicente Bassols explica que o mutirão se concentra na realização de cirurgias ambulatoriais eletivas, como postectomias, orquidopexias e casos mais simples de hipospadia e para a eliminação de cistos e hérnias umbilicais e inguinais. “Além de beneficiar diretamente esse grupo de pacientes, os mutirões também favorecem aqueles que aguardam pela realização de cirurgias mais complexas, que exigem internação”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Investimentos

Turismo e Cidadania discutem criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

Iniciativa, baseada em programa da Unesco, estimula desenvolvimento turístico e social dos municípios brasileiros

Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula

Presente na audiência, o procurador da República Álvaro Manzano, falou da importância de realizar a discussão em um momento, em que ele avaliou como de extrema relevância.


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira